Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Boletim: Olhares Plurais

Direitos LGBTQIA+ no Poder Judiciário


- Atualizado em Número de Visualizações:

Você conhece o Boletim “Olhares Plurais”?

O Olhares Plurais – Boletim Analítico do CNJ é uma publicação periódica do Programa Justiça Plural, voltada à disseminação de conhecimento, por meio de análises concisas, acessíveis e baseadas em evidências e experiências relevantes. Seu propósito é apoiar a tomada de decisões, incentivar a reflexão crítica e contribuir para o aprimoramento de práticas e políticas, no Judiciário e na sociedade.

A defesa dos direitos da população LGBTQIA+ dentro das instituições é fundamental para a construção de um Judiciário mais democrático, inclusivo e comprometido com os direitos humanos. Por isso, a edição atual traz como tema A Institucionalização da Pauta LGBTQIA+ no Poder Judiciário Brasileiro.

As informações presentes nesta edição foram coletadas por meio de um formulário on-line enviado a todos os tribunais e conselhos do Poder Judiciário. O levantamento reuniu dados sobre identificação institucional, responsáveis pelo preenchimento e iniciativas relacionadas à diversidade e inclusão.

Este número do boletim traz um panorama abrangente, com dados de 77 tribunais e conselhos, abordando a existência de comissões, políticas institucionais, ações de capacitação e canais de denúncia voltados à promoção da diversidade e ao combate à discriminação.


Acesse o boletim: Olhares Plurais – CNJ.

*