Foi criado, no sistema PJe, um perfil de usuário específico para tradutores, intérpretes, corretores e leiloeiros.
Com este acesso, os profissionais passarão a analisar os autos eletrônicos, receber intimações e enviar de manifestações pelo próprio sistema.
É necessário que os auxiliares providenciem a certificação digital - ICP - Brasil, Padrão A3, impreterivelmente, até o dia 1º de fevereiro de 2022.
A Coordenação de Apoio e Acompanhamento do Sistema Processo Judicial Eletrônico da Primeira Instância (Coape) cadastrará no sistema PJe os tradutores, intérpretes, corretores e leiloeiros já credenciados no Sistema Eletrônico Auxiliares da Justiça (Sistema AJ).
Os novos, que venham a ser cadastrados no Sistema AJ, devem solicitar seu cadastramento pelo Portal de Serviços de Informática.
A partir de 2 de fevereiro de 2022, as intimações e as manifestações se darão somente por meio do Sistema PJe, salvo situações excepcionais em que não for possível a utilização do meio eletrônico.
Até esta data, os auxiliares que já possuírem certificação digital e já estiverem devidamente cadastrados nos sistemas PJe e AJ, podem atuar diretamente no sistema PJe.
O Aviso 73/CGJ/2021 foi disponibilizado na edição do DJe de 17/12/2021.