O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nacionalmente desde 1982, no dia 21 de setembro. O dia foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, de forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.
A cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos, consistindo em uma estratégia de promoção de uma grande campanha que possa destacar, num contexto maior, cada uma das ações que são realizadas no período.
É fundamental lembrar que a inclusão é um direito humano e uma responsabilidade de toda a sociedade. Portanto, o Setembro Verde, dedicado às pessoas com deficiência, é uma campanha para educar, sensibilizar e promover a inclusão e a igualdade de oportunidades para todos.
O TJMG traz uma campanha que busca conscientizar todos sobre a importância de repensar nossas atitudes, diante das diferenças, como forma de dar o primeiro passo em direção à inclusão.
Repensar as atitudes diante das diferenças entre as pessoas é o primeiro passo em direção à inclusão.
*