Nesta quarta-feira, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia de Zumbi e da Consciência Negra. A data, instituída pela Lei 12.519/11, é uma homenagem à memória do Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e um dos grandes nomes da história brasileira, conhecido por sua garra e coragem, ao persistir na luta contra a escravidão, implantada no início do século XVI.
O Quilombo dos Palmares, um dos maiores quilombos do Brasil, compreendia a região da Serra da Barriga, em Alagoas, e contava com cerca de 20 mil negros refugiados da escravidão. Em uma invasão em 20 de novembro de 1695, Zumbi foi caçado e assassinado, por isso a escolha dessa data para sua homenagem.
Em 2023, a Lei 14.759/23 foi sancionada e declarou o dia como feriado nacional pela primeira vez neste ano. A data é uma oportunidade para dar visibilidade ao tema e incluí-lo em todas as esferas sociais, promovendo a valorização da cultura afro-brasileira e o combate ao preconceito.
Programação especial Semana da Consciência Negra
Neste mês, para reforçar a importância do tema, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) preparou uma série de conteúdos voltados para o assunto, no âmbito do Poder Judiciário.
19/11 - ouça o episódio UAICast, sobre os avanços e desafios na luta por direitos e justiça.
21/11 - transmissão da UaiLive, com o tema “A importância das ações de inclusão e equidade racial no setor público”.
22/11 - Intervalo Cultural com a Nega Jackie, às 12h, na entrada do Edifício-Sede. Prestigie!
Confira outros conteúdos, no Portal TJMG e nas redes sociais.
Lembre-se: Racismo é crime, e a luta é de todas as cores.
*