Iniciativas Certificadas

 

UNIDADE

INICIATIVA CERTIFICADA

Direção do foro da comarca de Cássia

Programa coleta de pilhas e baterias: A iniciativa visa o recolhimento de pilhas e baterias inutilizadas para o descarte correto das mesmas. 

Direção do foro da comarca de Cássia

Projeto de combate ao bullying nas escolas: O projeto tem como objetivo formar “Círculos de Construção de Paz” na Escola Estadual São Gabriel, aplicando métodos e princípios da Justiça Restaurativa na intermediação de conflitos em casos de bullying.

Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG)

Projeto redução de litígio: A iniciativa visa reduzir a litigiosidade, especialmente no âmbito da saúde, por meio da aplicação de estratégias como identificação de problemas, análise de laudos médicos e cooperação entre diferentes órgãos.

Gerência de Acompanhamento e Gestão de Serviços Gerais (GESEG)

Alocaçao de mulheres no cargo de supervisor de segurança: O projeto estabelece que os postos de Supervisor de Vigilância sejam equilibradamente preenchidos por homens e mulheres. A iniciativa busca naturalizar a posição de mulheres como chefes de equipes e estabelecer novas linhas de diálogo e interação entre a equipe e o público do TJMG

Gerência de Acompanhamento de Gestão De Serviços Gerais (GESEG)

Desenvolvimento artístico e humano: A iniciativa oferece conhecimentos técnicos e musicais aos alunos de projetos de formação da Orquestra Jovem e do Coral Infanto-juvenil do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. A intenção é que eles se desenvolvam em instrumentos escolhidos para aprendizagem dentro do programa proposto pela Coordenadora Pedagógica, por meio de metodologias que promovam o desenvolvimento artístico e humano.

Coordenação de Controle do Patrimônio Imobiliário (COPAT)

Recolhimento e destinação de lixo eletrônico durante o Mês do Meio Ambiente: O projeto incentiva o descarte e a destinação adequada de resíduos de equipamentos eletrônicos que contenham substâncias nocivas ao homem e ao meio ambiente, como chumbo e outros metais pesados.          

Centro de Sustentabilidade (CESUS)

Lacre do Bem: O projeto tem como objetivo arrecadar lacres de latinhas, que depois são vendidos a associações de reciclagem. O valor arrecadado é usado na compra de cadeiras de rodas, destinadas a pessoas com deficiência ou entidades filantrópicas.

Centro de Sustentabilidade (CESUS)

Inclusão de pessoas com Síndrome de Down no TJMG: A proposta incentiva a acessibilidade de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências intelectuais no mercado de trabalho, buscando interromper o ciclo de exclusão e invisibilidade social das pessoas com deficiência intelectual. A iniciativa visa construir uma sociedade mais justa, humana e inclusiva, criando oportunidades de desenvolvimento.

Serviço de Controle Operacional dos Serviços da 2ª Instância (SECONS)

Coleta Seletiva TJMG: O projeto visa reduzir a quantidade de lixo sem tratamento descartado na natureza. Está implantado em Belo Horizonte e em comarcas do interior do estado, onde foram instaladas lixeiras destinadas ao descarte de materiais recicláveis, com diferenciação de coletores e sacos de lixo específicos. Também foram feitas campanhas educativas institucionais e celebrada a assinatura de convênio com a Associação dos Catadores de Papelão e Material Reaproveitável – ASMARE. Na seleção de materiais foi introduzida ainda a categoria “lixo orgânico”, com o objetivo de aproveitar os resíduos na produção de adubo.

Coordenação De Qualidade De Vida No Trabalho (COVIT)

Descarte Consciente de Medicamentos: A iniciativa busca conscientizar, sensibilizar e orientar magistrados, servidores e colaboradores sobre a importância do descarte correto de medicamentos vencidos ou em desuso, para a promoção da saúde e proteção do meio ambiente. A ideia é impedir o uso de medicamentos de forma inadequada, intoxicações e reações adversas. Outra importante consideração é a proteção do meio ambiente. Com o descarte correto é possível evitar a contaminação da água, do solo e dos animais.

Turma Recursal da Comarca de Araxá

Dia da Inovação: O projeto oferece a comarcas do interior a oportunidade de debater sobre o tema inovação. Trata-se de um encontro dedicado a discussões ligadas ao tema, com palestras e oficina de Design Thinking para apresentação da metodologia utilizada na resolução de problemas complexos.

Unidade Judiciária 2ª Vara Cível da Comarca de Itaúna

"Projeto Legal Minds: vamos falar sobre direito?": A proposta visa preparar conteúdo digital para os estagiários e estudantes de Direito para que, além do setor de trabalho e, utilizando a internet como ferramenta de aprendizado, unindo a prática à teoria, possam ter acesso a conteúdo diversificado e desenvolvam pensamento crítico sobre diversos assuntos jurídicos.