Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Balcão Virtual

CÓDIGO LOCALIZADOR: CGJ/NUPLAN-001.000.05A – IPT 56 - 20/10/2025 - Vara de Fazenda Pública e Autarquias - Interior
VERSÃO: 0
PROCESSO: Utilização da plataforma Balcão Virtual através do Google Meet
SUBPROCESSO: 100% das reuniões do Balcão Virtual realizadas com sucesso

O Balcão Virtual é uma ferramenta que permite o contato direto, por meio de videochamada, com o setor de atendimento de cada unidade judiciária do TJMG.
O objetivo é proporcionar ao cidadão um meio de atendimento mais prático, acessível e ágil.

PROCEDIMENTOS:

Após a configuração e ativação do Balcão Virtual na unidade judiciária (procedimento realizado apenas uma única vez), utilizando a plataforma “Google Meet”, conforme descrito no Manual de Utilização do Balcão Virtual TJMG (Usuário Interno), disponível na Rede TJMG em: Sistemas > Lista de Sistemas (filtrar por "Balcão Virtual"), devem ser seguidos os procedimentos abaixo para a utilização da sala virtual.

1. Acessar o “Google Agenda”.
Notas:
a) A sala do Balcão Virtual estará disponível tanto na agenda da Secretaria quanto na agenda dos colaboradores convidados que irão atender o Balcão Virtual.
b) Para visualizar o evento do Balcão Virtual, a pessoa precisa estar conectada pela conta institucional do TJMG no Google. Caso contrário, não conseguirá acessar o evento.
c) Caso a pessoa não esteja entre os convidados para a reunião, também não conseguirá visualizar o evento no “Google Agenda”.

2. Clicar no evento do Balcão Virtual e em seguida “Entrar com o Google Meet” para abrir a sala de reunião.

3. Observar as solicitações de acesso que serão visualizadas por notificação na tela.
3.1. Clicar em “permitir” para aceitar a entrada do participante na sala “Balcão virtual”.
Nota: Para remover um participante da reunião, clique nos três pontinhos do nome do participante e escolha a opção “Remover da chamada”. O participante será expulso da reunião.

4. Clicar no ícone “chat” (balão com linhas) para trocar mensagens com os participantes dentro da reunião.

Observações finais:
1) Em caso de dúvida, um chamado pode ser registrado em Portal de Serviços de Informática >Google Workspace > Meet;
2) Para mais informações, acesse a Rede TJMG: Sistemas > Lista de Sistemas > (no campo “FILTRAR” digite Videoconferência) > Videoconferência e Atos Virtuais (Google Meet/Cisco Weebex, Plataforma DEPEN, Audiência Digitale PJe Mídias);
3) Informações complementares podem ser coletadas da Nova IPT n.º 65 – “Audiência por Videoconferência: Realização, Gravação e Armazenamento de Mídias no Google Meet”;
4) Horário de atendimento do Balcão Virtual: 12 às 18h;
5) Caso o “link” recorrente se desconfigure ou seja necessário a configuração do Balcão Virtual para uma nova unidade judiciária, deverão ser seguidos os procedimentos previstos nos passos 1 a 4 do Manual de Utilização do Balcão Virtual TJMG (Usuário Interno).

Controle interno 0102005-68.2020.8.13.0000

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