Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Medalha da Inconfidência é entregue no TJMG

Presidente do Tribunal e 16 desembargadores receberam a honraria


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Medalha-da--Inconfidencia---2022._4.jpg
Presidente José Arthur Filho e demais 16 desembargadores foram agraciados com a Medalha da Inconfidência (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, foi agraciado, nesta quinta-feira (11/5), em solenidade realizada no Edifício-Sede do TJMG, com a Grande Medalha da Inconfidência, ano de 2023, considerada a maior comenda do Estado. Outros 16 desembargadores indicados para receber condecorações da Inconfidência, nos anos de 2022 e 2023, foram contemplados com as honrarias.

As medalhas foram entregues pelo próprio presidente da Corte Mineira, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; pelo superintendente Jurídico Institucional e ex-presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes; e pelo governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões. Em 2022, o evento não pôde ser realizado em Ouro Preto, como ocorre tradicionalmente, por restrições relacionadas à pandemia da Covid-19. 

Receberam a Grande Medalha da Inconfidência, além do presidente José Arthur Filho, a desembargadora Áurea Brasil Santos Perez; e os desembargadores Edilson Olímpio Fernandes e José Flávio de Almeida. 

Not---Medalha-da--Inconfidencia---2022-Grande M._6.jpg
Desembargadores agraciados com a Grande Medalha da Inconfidência (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Também foram agraciados, no grau Medalha de Honra, a vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Yeda Monteiro Athias; a desembargadora Maria Luiza de Marilac Alvarenga Araújo; e os desembargadores Alberto Deodato Maia Barreto Neto; Cristiano Álvares Valladares do Lago; Dirceu Walace Baroni; Fábio Torres de Sousa; Flávio Batista Leite; Jayme Silvestre Corrêa Camargo; José Eustáquio Lucas Pereira; José Marcos Rodrigues Vieira; Júlio Cezar Guttierrez Vieira Baptista; Pedro Coelho Vergara; e Rinaldo Kennedy Silva. 

Participaram ainda da solenidade o superintendente administrativo adjunto e ex-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida, juízes auxiliares, servidores, colaboradores, amigos e familiares dos agraciados.

Not---Medalha-da--Inconfidencia---2022._7.jpg
Desembargadores agraciados com a Medalha da Inconfidência (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O presidente José Arthur Filho ressaltou o significado da honraria. “Desde que foi criada, a condecoração é entregue no dia 21 de abril, data de forte simbolismo para Minas Gerais, por fazer referência ao dia, em 1792, em que foi enforcado o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, figura chave da conjuração que teve como palco principal a antiga Vila Rica. A medalha, assim, carrega a força dos ideais dos inconfidentes, sendo um convite a lançarmos um olhar para nossa história”, disse. 

Not---Medalha-da--Inconfidencia---2022._1.jpg
Presidente José Arthur Filho recebeu a Grande Medalha da Inconfidência do governador em exercício Mateus Simões (Crédito: Euler Junior/TJMG)

O governador em exercício Mateus Simões destacou a relevância dos desembargadores agraciados. “Eu tenho muito orgulho de saber que Minas Gerais conta com um Tribunal de 150 anos composto pelos mais qualificados juristas deste Estado. Os senhores são motivos de muito orgulho. Ter a oportunidade de entregar aos senhores hoje estas medalhas é uma satisfação pessoal, como advogado e professor de Direto, de reconhecer que aqui em Minas Gerais nós continuamos tendo muito orgulho da nossa Corte de Justiça, sabendo que os processos dos nossos cidadãos estão entregues às melhores e mais capacitadas mãos”, afirmou. T

Not---Medalha-da--Inconfidencia---2022._8.jpg
Solenidade foi realizada no Edifício-Sede do TJMG (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Tradição

A Medalha da Inconfidência é a maior comenda do Estado e é entregue a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais. A solenidade ocorre tradicionalmente dentro das celebrações do Dia de Tiradentes, quando a capital é temporariamente transferida para Ouro Preto, a 100 km de Belo Horizonte.  

A honraria foi criada em 1952 pelo governador Juscelino Kubitscheck e possui quatro designações: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência.

Veja o álbum com mais fotos da solenidade.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial