Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Tribunal do Trabalho inaugura segunda unidade do Fórum Trabalhista da Capital

Localizado na Rua Paracatu, no Barro Preto, o novo prédio abriga 23, das 48, varas do trabalho


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not Inauguracao da Unidade II do Forum Trabalhista.1.jpg
A desembargadora Ana Paula Caixeta (2ª da dir. para a esq.), representou o presidente Corrêa Junior na solenidade de inaguração (Crédito: Euler Junior / TJMG)

O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG) inaugurou, no dia 1º/8, a segunda unidade do Fórum Trabalhista de Belo Horizonte. O novo prédio recebe o nome da desembargadora Alice Monteiro de Barros, falecida em 2014, ícone da jurisdição trabalhista em Minas Gerais e no Brasil.

A edificação está localizada na Rua Paracatu, nº 304, no Barro Preto, e abrigará da 25ª à 48ª Varas do Trabalho da capital. O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, foi representado no evento pela desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta.

Além de abrigar 23, das 48, varas trabalhistas de BH, a nova unidade conta com moderno sistema de climatização que permite o reaproveitamento de toda a água gerada o processo de refrigeração do ar, total acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, sala de amamentação para servidoras e para o público externo, amplos vestiários, refeitório e área de descanso.

O edifício possui ainda um sistema de geração de energia fotovoltaica, instalado em sua cobertura, o que garante economia a partir da geração de energia limpa. A iluminação é composta por luminárias de LED, com alta eficiência energética e menor consumo.

A Unidade I do Fórum Trabalhista continua funcionando na Rua dos Goitacazes, nº 1.475, no Barro Preto, abrigando da 1ª à 24ª Varas Trabalhistas da capital.

Homenagem

Segundo a desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta, foi "uma grande honra" representar o TJMG e o presidente Corrêa Junior no evento de inauguração do novo prédio. A magistrada também destacou a homenagem realizada à falecida desembargadora Alice Monteiro de Barros, que foi sua professora durante a Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

"O Tribunal do Trabalho é de suma importância por exercer parcela significativa de cidadania. Nós, do Tribunal de Justiça, temos que estar de mãos dadas com esta instituição parceira, para o bom exercício da jurisdição estadual e federal", disse.

A presidente do TRT-MG, desembargadora do trabalho Denise Alves Horta, falou sobre a importância de a Justiça do Trabalho se alinhar com as novas tecnologias para melhor atender ao jurisdicionado.

"Com mais de 84 anos de história, a Justiça do Trabalho encontra-se atualmente com grande credibilidade, melhorando cada vez mais o acesso à Justiça. É o que acontece com esse novo prédio, moderno e acessível para a população, magistrados, servidores e demais colaboradores", ressaltou.

A solenidade contou com a presença de juízes e desembargadores da Justiça Trabalhista de Minas Gerais, representantes de associações do trabalho, da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) e das Polícias Civil (PCMG) e Militar (PMMG).

Números

Em 2024, foram recebidos mais de 300 mil processos na 1ª Instância do TRT-MG. Mais da metade foram distribuídos entre as 48 varas trabalhistas da capital.

As unidades transferidas para o novo prédio contemplam mais de 400 servidores, além de magistrados, estagiários e terceirizados. Segundo informações da Secretaria de Inteligência e Polícia Institucional do TRT mineiro, aproximadamente mil pessoas circulavam diariamente pelo tradicional Fórum Trabalhista da Capital, o que reforçou a necessidade de ampliação da estrutura física.

Diretoria Executiva de Comunicação –Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*