Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Tribunal de Justiça inaugura novo fórum da Comarca de Bom Sucesso

Solenidade contou com a presença do presidente Luiz Carlos Corrêa Junior


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Inauguracao-do-Forum-de-Bom-Sucesso--10--.jpg
Autoridades participam da inauguração do Fórum de Bom Sucesso ( Crédito : Riva Moreira/TJMG )

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou nesta quarta-feira (23/4), o novo Fórum Rondon Pacheco, na Comarca de Bom Sucesso,  na Região Sul do Estado. A nova edificação, moderna e acessível, substitui o antigo prédio, localizado no Centro da cidade. A solenidade de inauguração contou com a presença do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.

O novo fórum está localizado na Avenida Juscelino Kubitschek, 191, bairro Palmeiras, Bom Sucesso. Ele possui 1,3 mil m² , distribuídos em dois pavimentos. Ele conta com acessibilidade para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, além de amplas salas para secretarias, arquivo, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), Ministério Público e Defensoria Pública. O prédio também está preparado para receber uma segunda vara na Comarca.

O presidente Luiz Carlos Corrêa Junior chegou à comarca de Bom Sucesso acompanhado do corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; do desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, nascido em Bom Sucesso e decano do TJMG; e da juíza auxiliar da Corregedoria, Cláudia Luciene Silva Oliveira, também nascida em Bom Sucesso. Posteriormente, o desembargador José Marcos Vieira integrou a comitiva presidencial, que foi recebida pelo diretor do foro de Bom Sucesso, juiz Fábio Figueiredo dos Santos. O desembargador José Marcos Vieira, é pai do promotor de justiça Pedro Henrique Guimarães Costa, que atua na Comarca.

Homenagens

Not---Forum-de-Bom-Sucesso---Bandeira-a-meio-mastro.jpg
Bandeira a meio mastro em respeito à morte do Papa Francisco ( Crédito : Riva Moreira/TJMG )

Em respeito à morte do Papa Francisco, falecido na última segunda-feira, o presidente Corrêa Junior suspendeu a cerimônia de hasteamento das bandeiras e execução dos hinos Nacional e do Poder Judiciário. Ele foi homenageado com um minuto de silêncio.

A solenidade de inauguração foi realizada no Auditório do Tribunal do Júri do Fórum Rondon Pacheco, onde o presidente da Corte mineira e outras autoridades descerraram a placa inaugural. 

Em seguida, o presidente, o corregedor-geral de Justiça, o desembargador Estevão Lucchesi; o desembargador Kildare Gonçalves Carvalho, e a juíza auxiliar da Corregedoria, Cláudia Luciene, foram homenageados pela Comarca de Bom Sucesso.

Emoção

Em seu pronunciamento, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, se emocionou ao se lembrar do início da carreira como magistrado, quando ainda era juiz titular na Comarca de Três Pontas, também no Sul de Minas.

“Naquela época fiquei sabendo que havia uma vaga para juiz na Comarca de Lavras e me inscrevi. Consegui ocupar a vaga após a desistência de outro magistrado que estava em primeiro lugar na lista de antiguidade. Quando já atuava na Comarca de Lavras, fui designado para também atuar na Comarca de Bom Sucesso. Ao assumir a Presidência, me senti muito honrado em saber que retornaria à comarca para participar da inauguração do novo fórum”, lembrou o presidente.

Para o presidente, a inauguração de um novo fórum não representa somente a entrega de um novo prédio, mas um local que passa a ser referência.

“É aqui, neste local, que as pessoas depositam seus anseios e acreditam que seus problemas serão resolvidos pelo Poder Judiciário, o que reforça o nosso compromisso com uma prestação jurisdicional de qualidade”, observou.

Not---Inauguracao-do-Forum-de-Bom-Sucesso--11--.jpg
Placa do novo Fórum de Bom Sucesso é descerrada ( Crédito : Riva Moreira/TJMG )

Compromisso 

O corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, disse que a inauguração representa muito mais que a entrega de uma nova edificação, mas também simboliza o compromisso do Poder Judiciário com a promoção de uma Justiça mais eficiente no atendimento à população da região.

“Hoje não entregamos apenas um edifício moderno, mas também um espaço que representa o compromisso inabalável da atual gestão com uma prestação jurisdicional de excelência. Em todo o Estado encontramos diversas obras de novos fóruns em andamento, que representam o esforço contínuo do TJMG em melhorar a prestação jurisdicional”, disse o corregedor-geral de Justiça.

Alegria e honra

O desembargador Kildare Gonçalves Carvalho ressaltou ser uma grande honra e alegria retornar à terra natal. Ele se lembrou da inauguração do antigo fórum na década de 1960, quando ainda era adolescente.

“Era um edifício imponente e que se destacava no Centro da cidade de Bom Sucesso, mas que, atualmente, já não atendia o jurisdicionado de forma adequada. Quero parabenizar a Presidência do TJMG por privilegiar a primeira instância em Minas Gerais, inaugurando fóruns modernos para um melhor atendimento ao jurisdicionado”, ressaltou o desembargador Kildare Gonçalves Carvalho.

O prefeito de Bom Sucesso, Luiz Cláudio da Mata, salientou que o novo prédio trará mais conforto para a população da Comarca.

“Trata-se de uma obra que chega em boa hora pois o antigo fórum já não atendia mais os anseios da população. Este novo fórum será muito positivo para a nossa cidade”, pontou o prefeito.

Not---Inauguracao-do-Forum-de-Bom-Sucesso--.jpg
Fórum de Bom Sucesso é inaugurado ( Crédito : Riva Moreira/TJMG )

Crescimento da Comarca

O diretor do foro de Bom Sucesso, juiz Fábio Figueiredo dos Santos, disse que o novo fórum é fundamental, não apenas para servidores do Tribunal, mas principalmente para o população da Comarca de Bom Sucesso, hoje com cerca de 40 mil habitantes.

“O fórum antigo já não oferecia o conforto necessário aos jurisdicionados e aos servidores que nele trabalhavam. Com o crescimento das cidades que compõem a comarca, o espaço tornou-se insuficiente”, disse o magistrado.  “Com o novo prédio, todos os servidores e estagiários têm acesso a computadores e trabalham em ambientes confortáveis. O novo fórum dispõe de salas para advogados e defensores públicos, um benefício que não existia na sede anterior”, completou.

A Comarca de Bom Sucesso é composta pelas cidades de Bom Sucesso, Ibituruna e Santo Antônio do Amparo, além dos distritos de Macaia e São Sebastião da Estrela.

Presenças

Também registraram presença no evento, o presidente da Câmara Municipal de Bom Sucesso, vereador Gledson Junio Paixão Gonçalves; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, João Luiz Nascimento de Oliveira; além de outros magistrados da região,  representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Bom Sucesso; polícias Civil e Militar.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial