Todos contra o câncer de mama!
Neste mês de outubro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat), reforça a importância da conscientização sobre o câncer de mama e do colo de útero com divulgação de informações, realização de webinários e mobilização de magistrados, servidores, colaboradores e estagiários em prol da causa.
No dia 27/10, das 11h às 12h, será realizado o webinário “Equilíbrio e bem-estar feminino: saúde integral no Outubro Rosa”, com inscrições por aqui.
Todos de rosa
No dia 17/10, equipes do interior do Estado e das unidades da Capital foram convidados a usar uma peça de roupa na cor rosa para lembrar sobre o mês de conscientização.
A mobilização envolveu todas as áreas do TJMG, com foco no cuidado e na prevenção da doença.
Veja fotos da mobilização no Flickr oficial da Corte mineira.
Todos foram estimulados a postar fotos em suas redes sociais com as hashtags #venhaderosaTJMG e #outubrorosaTJMG.
Durante todo o mês de outubro, o Edifício-Sede do TJMG, no bairro Serra, em Belo Horizonte, está com iluminação especial, em apoio ao movimento.
Também foi disponibilizada uma página na rede do Tribunal para responder às principais dúvidas sobre o tema “Mês da Conscientização sobre o Outubro Rosa” e a cartilha “Saúde da Mulher”.
Dados estatísticos
Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tumor na mama é o tipo mais comum entre as brasileiras (excluindo o de pele não melanoma) e também a principal causa de morte por câncer na população feminina.
São estimados 73.610 novos casos em 2025 e, em 2023, foram registrados mais de 20 mil óbitos decorrentes da doença.
O autoexame é uma das alternativas mais importantes na luta contra a doença, já que, por meio dele, podem ser descobertas alterações mamárias que precisam ser investigadas, como caroço nos seios, alterações no mamilo, pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com o aspecto de casca de laranja e saída espontânea de líquido dos mamilos.
Outra ferramenta importante é a mamografia. O Ministério da Saúde, por meio de protocolo oficial do Sistema Único de Saúde (SUS), orienta a mamografia para mulheres de 50 a 69 anos, a cada dois anos, mesmo sem sinais ou sintomas. Para as de 40 a 49 anos, o SUS indica que seja feita mediante vontade da paciente e indicação médica.
Esse exame pode ajudar na detecção da doença antes do surgimento de lesões visíveis ou palpáveis.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial