Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa, na DPMG, de assinatura de acordo que beneficia pessoas com autismo

Termo trata da emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea)


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not Des Rogerio Medeiros.Palestra e Mostra de arte semana da pessoa com deficiencia.1.jpg
O 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros, participou da solenidade de assinatura do acordo na sede da DPMG (Crédito Marcelo Sant'Anna / DPMG)

Pessoas com autismo poderão ter acesso à Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) diretamente na Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG). O 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Rogério Medeiros, representou o TJMG, nesta quarta-feira (3), no evento em que foi assinado o acordo de cooperação técnica entre a DPMG e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) sobre o tema.

A assinatura faz parte das ações da Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência, da Defensoria Pública.

Na ocasião, o desembargador Rogério Medeiros também visitou, no foyer da sede da DPMG, a exposição de obras produzidas por artistas com autismo da Galeria Aut. O foco da mostra é sensibilizar a sociedade sobre a inclusão e os direitos das pessoas com autismo, além de destacar a expressão artística como uma ferramenta de comunicação e representatividade.

A Galeria Aut é formada por mais de 300 artistas com autismo de todas as regiões do Brasil e também estrangeiros.  

"São muito importantes essas ações de cidadania interinstitucionais para a inclusão de pessoas com variadas deficiências. Nós, como Tribunal de Justiça, somos parceiros permanentes da Defensoria Pública nestas e em outras ações de cidadania", ressaltou o magistrado.

Not Des Rogerio Medeiros.Palestra e Mostra de arte semana da pessoa com deficiencia.2.jpg
Evento faz parte das ações da Semana da Inclusão da Pessoa com Deficiência da DPMG (Crédito: Marcelo Sant'Anna / DPMG)

Ciptea

A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) é um documento com informações de identificação da pessoa com autismo, incluindo contato de emergência e, caso haja, nome do representante legal/cuidador, permitindo maior segurança e autonomia para os beneficiários do serviço.

A Ciptea visa garantir a atenção integral, o pronto-atendimento e a prioridade no acesso a serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. O documento pode ser solicitado pelo portal de serviços do Governo de Minas.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial