O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) passa a contar com mais uma ferramenta para fortalecer a transparência, traduzir a linguagem jurídica de suas decisões e se aproximar dos cidadãos.
Com periodicidade quinzenal, o “Boletim de Informação à Sociedade”, produzido pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), foi pensado como um canal estratégico de comunicação e tem o objetivo de tornar mais compreensíveis as decisões judiciais, traduzindo a linguagem técnica do Direito para um linguajar claro e acessível à população.
Ao destacar a relevância do projeto, o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna, diz que, ao tornar acessíveis decisões consideradas de maior interesse, o Judiciário mineiro reforça não apenas a transparência e a publicidade dos atos judiciais, mas seu compromisso com a cidadania informada, a governança institucional e a confiança social na Justiça.
O boletim foi pensado para atender a diferentes públicos, incluindo cidadãos interessados em compreender seus direitos, advogados, estudantes e representantes da imprensa.
A proposta editorial prioriza a seleção de processos com significativo impacto social e interesse público, entre os que foram publicados no portal da Corte mineira como notícias e tiveram altos índices de audiência.
Os assuntos são apresentados por meio de resumos objetivos, que explicam não apenas o resultado das decisões, mas também seus fundamentos jurídicos e os reflexos práticos na vida do cidadão.
Transparência e democratização
Para o diretor executivo de Gestão da Informação Documental (Dirged) da Ejef, Thiago Doro, o informativo representa uma ferramenta eficiente de transparência ativa e de prestação de contas do Judiciário:
“A publicação tem o objetivo de fortalecer a transparência institucional e a prestação de contas do Judiciário, ao divulgar, de forma periódica e organizada, decisões judiciais de grande impacto social. Para o TJMG, o boletim é um instrumento estratégico de comunicação pública, que evidencia a atuação jurisdicional e contribui para a difusão de entendimentos relevantes. Para a sociedade, representa uma fonte confiável de informação sobre temas que afetam diretamente o cotidiano do cidadão.”
Segundo ele, a iniciativa reforça o compromisso do Tribunal de democratizar o acesso à informação. Ao traduzir o jargão jurídico para uma linguagem clara e compreensível para a sociedade, cumpre sua função social e contribui diretamente para a formação de uma cidadania mais informada e consciente.
“A publicação amplia o acesso do cidadão ao Judiciário mineiro, reduzindo barreiras de compreensão e aproximando a Justiça da população. O boletim permite que o público acompanhe como o Tribunal decide questões de interesse coletivo, favorecendo a cidadania informada, o exercício de direitos e a confiança nas instituições judiciais.”
Políticas nacionais de sustentabilidade
O “Boletim de Informação à Sociedade” da Ejef integra o Pacto Nacional do Poder Judiciário pela Sustentabilidade, lançado em outubro de 2024 pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e está alinhado a princípios de governança, responsabilidade social e comunicação pública eficiente.
Ao adotar uma linguagem direta e acessível, o TJMG reafirma seu compromisso com a democratização da atividade jurisdicional, demonstrando que transparência e eficiência são valores essenciais para o fortalecimento do Judiciário estadual.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
*