 
A 30ª edição da Semana do Servidor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi encerrada, nesta quinta-feira (30/10), em solenidade na Comarca de Juiz de Fora, a 280 km de Belo Horizonte.
Foram homenageados 54 servidores com 30 anos de serviços prestados à Corte mineira e 27 eleitos “Servidores do Ano” em comarcas da Zona da Mata.
A cerimônia foi realizada no Fórum Benjamim Colucci e contou com a presença do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, e comitiva da Corte mineira.
Veja mais fotos da solenidade.
Além de Juiz de Fora, a solenidade envolveu homenageados das Comarcas de Além Paraíba, Alto do Rio Doce, Andrelândia, Barbacena, Barroso, Bicas, Carandaí, Cataguases, Eugenópolis, Guarani, Jequeri, Leopoldina, Lima Duarte, Mar de Espanha, Matias Barbosa, Miraí, Miradouro, Mercês, Muriaé, Pirapetinga, Prados, Rio Novo, Rio Preto, Santos Dumont, São João del Rei, São João Nepomuceno, Senador Firmino, Tombos, Ubá, Viçosa e Visconde do Rio Branco.
Este ano, a Semana do Servidor do TJMG teve como tema central “Memórias que nos Unem – Memórias que Guardamos – De Encontros, Conquistas, Aprendizados e Afeto – Que nos Conectam, Inspiram e nos Fazem Seguir Juntos, Escrevendo Capítulos da História da Justiça Mineira”.
Em Juiz de Fora ocorreu a nona e última solenidade em homenagem aos servidores, promovida pela Diretoria de Comunicação Institucional (Dircom) do TJMG. Anteriormente, foram realizadas solenidades nas Comarcas do Serro, Patos de Minas, Paracatu, Divinópolis, Montes Claros, Varginha, Ipatinga e Belo Horizonte, contemplando todas as regiões do Estado.
Os servidores com 30 anos de serviço receberam certificado, broche, cartão com mensagem e placa, entregues pelo presidente Corrêa Junior e pela vice-corregedora-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça, representando o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho.
Já os eleitos “Servidores do Ano” receberam certificado e agenda, entregues pelo presidente e por juízes diretores do Foro das comarcas dos homenageados.
 
Retorno
O presidente Corrêa Junior afirmou que foi uma “grande alegria” retornar a Juiz de Fora, na condição de presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Logo após ser empossado, em julho de 2024, a Comarca foi uma das primeiras visitadas pelo presidente em sua gestão (2024-2026).
“Juiz de Fora é uma das principais comarcas de Minas Gerais. É uma grande honra estar aqui para homenagear os servidores da região, em uma solenidade copresidida pelo juiz Paulo Tristão, diretor do Foro.”
O presidente Corrêa Junior também saudou os servidores homenageados. Segundo ele, são profissionais que efetivamente constroem o Poder Judiciário de Minas Gerais:
“A emoção das pessoas que recebem as homenagens é a mesma que, nós da Direção, temos em homenageá-las. Temos mais de 30 anos de serviço público, como é o meu caso, e continuamos com a mesma paixão. Somos sobreviventes de uma era. Vocês chegaram ao Tribunal e encontraram máquinas de escrever e processos costurados. Passaram pela informatização, sistemas como o Siscom e PJe, até chegarmos ao eproc, atualmente implantado no Tribunal. Saímos da matriz de papel e, hoje, utilizamos uma matriz totalmente eletrônica. Agora, entramos na era do processo eletrônico automatizado.”
Ainda no evento, o presidente Corrêa Junior, que é nascido no Rio de Janeiro e torcedor do Flamengo, foi homenageado por juízes da Comarca com uma camisa do clube rubro-negro carioca.
 
Legado
A vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Kárin Emmerich, destacou a importância da 30ª Semana do Servidor para todos que se empenham para uma prestação jurisdicional de excelência.
Ela enfatizou que a Corregedoria-Geral de Justiça não tem apenas a função de fiscalizar, mas também de valorizar e agradecer aos servidores pelos serviços prestados ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
“Hoje é um dia muito especial na vida de todos nós. Estamos aqui para celebrar as virtudes de quem faz a justiça acontecer todos os dias. Vivemos tempos de grandes mudanças tecnológicas, mas o esforço humano é insubstituível. Celebramos não apenas o tempo que passou, mas sobretudo o legado que fica.”
“Ato de justiça”
O juiz diretor do Foro da Comarca de Juiz de Fora, Paulo Tristão Machado Júnior, saudou a presença do presidente Corrêa Junior e da comitiva do TJMG nas festividades da 30ª Semana do Servidor na cidade:
 
“A presença de vossas excelências prestigia não apenas Juiz de Fora, mas também as comarcas da região, cujos juízes diretores estão presentes com seus servidores do ano e aqueles que completaram 30 anos de serviços prestados ao Tribunal.”
Ele também falou sobre a importância das homenagens prestadas pelo Tribunal aos servidores:
“Todos vocês merecem as nossas homenagens, tanto os que completam 30 anos de serviços prestados ao Tribunal, como também aqueles eleitos ‘Servidores do Ano’ em suas comarcas. Passaram por períodos de muitas mudanças e desafios, mas sempre com o objetivo de servir à sociedade e almejar a boa prestação da justiça. O serviço público ganha quando tem pessoas comprometidas e humanas no que fazem. Que este dia sirva para renovar nossa motivação e reafirmar nosso compromisso com um Judiciário mais acessível, transparente e justo. Que possamos continuar trilhando esse caminho com orgulho e com a certeza de que servir é um ato de nobreza – e servir ao Judiciário, é também um ato de justiça.”
Serviço social
A oficial de Justiça da Comarca de Juiz de Fora Marília Corrêa Lima Henriques, com 30 anos de Tribunal, falou em nome dos colegas homenageados.
 
Ela ingressou no Tribunal em 1994 e testemunhou as várias transformações vividas pela Corte mineira nas últimas três décadas:
“Sempre pensei muito nas questões sociais e a minha função no Tribunal, de oficial de Justiça, me motivou a fazer um curso superior de Serviço Social, além do curso de Direito, que já tinha concluído quando passei a ser servidora. A função de oficial de Justiça nos obriga a ter uma visão mais social, em busca de desenvolver um trabalho melhor, além de tentar fazer um país cada vez mais justo.”
Viúva e mãe de dois filhos adultos, Marília Henriques deixou uma mensagem aos que chegam ao Tribunal de Justiça agora:
“Trabalhem com dedicação e afinco e, sobretudo, preservem o legado deixado pelos servidores que por aqui passaram. Trinta anos representam uma vida dedicada ao serviço público. Uma vida de aprendizados e sempre reforçando a meta de servir à sociedade. Agradeço ao Tribunal e aos meus colegas que sempre me apoiaram.”
Após o evento, o presidente Corrêa Junior convidou integrantes da Dircom que estavam presentes na solenidade para posar para uma foto, feita por ele, como forma de agradecer, a todos da Diretoria, pela execução e pela cobertura das solenidades da Semana do Servidor.
 
Dispositivo de honra
O dispositivo de honra da solenidade foi composto pelo presidente Corrêa Junior; pela vice-corregedora-geral de Justiça, desembargadora Kárin Emmerich; pelo superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Vicente de Oliveira Silva; pelas desembargadoras Cláudia Maia e Lilian Maciel Santos, ambas nascidas em Juiz de Fora; pelos desembargadores Edir Guerson de Medeiros e Maria Lúcia Cabral Caruso, ex-magistrados da Comarca de Juiz de Fora; pelo diretor financeiro da cooperativa de crédito Sicoob Jus/MP, juiz Agnaldo Pereira; e pelo juiz diretor de Foro da Comarca de Juiz de Fora, Paulo Tristão Machado Júnior; pelo diretor-geral do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores do Estado de Minas Gerais (Sindojus-MG), Marcelo Goulart.
Também estiveram presentes magistrados das comarcas envolvidas nas homenagens, além de parentes e amigos dos homenageados que lotaram o Salão do Tribunal do Júri do Fórum Benjamin Colucci.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
