Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Solenidade celebra encerramento do curso "1ª Vice Soma"

Evento contou com a participação do 1º vice-presidente, Marcos Lincoln


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-Encerramento-SOMA-1aVice-desMarcosLincoln-equipe.jpg
O 1º vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln, com as idealizadoras do curso: a diretora da Sepad, Elaine Batista (dir.); a gerente da Geag, Rafaella Assunção (centro); e a  coordenadora do Nuap, Elisângela Lopes (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG).

Solenidade ocorrida na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), nesta segunda-feira (30/6), celebrou o encerramento do curso “1ª Vice Soma – Suporte à Organização, Cumprimento de Metas e Aperfeiçoamento Gerencial”. A primeira fase de capacitação do programa foi concluída no dia 27/6.

Participaram do evento o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, o desembargador José Marcos Rodrigues Vieira e as idealizadoras do programa: a  diretora da Secretaria de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária (Sepad), Elaine Batista; a gerente de Acompanhamento da Litigância em 2ª Instância, de Apoio à Gestão de Gabinetes e de Registro de Julgamentos (Geag), Rafaella Assunção; e a coordenadora do Núcleo de Apoio à Gestão de Gabinetes (Nuap), Elisângela Lopes; além de organizadores e docentes da ação formativa.

Em seu pronunciamento, o desembargador Marcos Lincoln ressaltou que o “1ª Vice Soma” representa um marco na modernização da gestão do TJMG, ao promover a integração entre as áreas componentes da Superintendência Judiciária (Sejud) e as unidades julgadoras de 2º Grau.

Not-Encerramento-SOMA-1aViceDesJoseMarcos.jpg
O desembargador José Marcos Rodrigues Vieira participou do encerramento do curso "1ª Vice Soma" (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG).

“A capacitação contínua e o fortalecimento das práticas gerenciais são pilares indispensáveis para uma Justiça mais célere e acessível. Afinal, não existe Judiciário eficiente sem conhecimento qualificado. E não há avanço institucional sem pessoas preparadas para os desafios do presente e os dilemas do futuro”.

Para a diretora da Sepad, Elaine Batista, a primeira fase do programa foi inovadora e demonstrou o compromisso da 1ª Vice-Presidência com o aprimoramento das competências internas.

“O intuito não foi apenas transmitir conhecimentos técnicos, mas também promover a integração entre os gabinetes, cartórios e demais setores da Superintendência Judiciária. A ação visou à padronização e ao acompanhamento da gestão judiciária em seus múltiplos âmbitos (administrativo, procedimental, processual e humano) na busca por uma prestação jurisdicional alinhada aos desafios contemporâneos”, destacou.

Not-Encerramento-SOMA-1aVice-grupo.jpg
O curso totalizou 168 horas de treinamento, distribuídas em 14 turmas, e contou com a participação de mais de 260 pessoas (Crédito: Cecília Pederzoli / TJMG).

Resultados

Com cinco meses de duração, o curso totalizou 168 horas de treinamento, distribuídas em 14 turmas, e contou com a participação de mais de 260 pessoas, entre assessores e assistentes de gabinetes de desembargadores e gestores de cartórios da 2ª Instância.

Segundo a gerente da Geag, Rafaella Assunção, o projeto foi extremamente bem recebido pelos participantes e proporcionou a troca de experiências entre diferentes áreas do Tribunal.

“O alto índice de adesão de gabinetes e cartórios (90%) e a baixa taxa de evasão (0,37%) indicam o reconhecimento da importância dessa iniciativa. Essa participação expressiva reflete a latente necessidade e o genuíno interesse em ferramentas objetivas e informações que contribuam para a organização, o cumprimento de metas e o aperfeiçoamento gerencial”, salientou.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*