Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Shopping faz campanha contra violência doméstica com apoio do TJ

Evento em 14/12, no Minas Shopping, na capital mineira, terá palestra de juíza


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-workshop-natal-sem-violencia.jpg
Campanha incentiva o Natal sem violência na família com participação da juíza Maria Aparecida Consentino e da delegada Ana Paula Balbino

 

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), vai apoiar evento de combate à violência doméstica que será realizado no Minas Shopping, na capital, no próximo sábado (14/12).

No dia do evento, a sala 1 de cinema do centro de compras receberá, das 9h30 às 12h, um workshop que pretende alertar as pessoas sobre o aumento da violência doméstica e familiar nesta época do ano. Com o mote “Natal sem violência na família”, a iniciativa visa a conscientizar os frequentadores do shopping sobre o tema.

O workshop será conduzido pela juíza do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Maria Aparecida Consentino Agostini, e pela delegada da Delegacia Especializada da Mulher, Ana Paula Lamego Balbino. Elas vão orientar os participantes sobre o atendimento adequado às vítimas.

“Tenho o projeto de fazer palestras para as mulheres da comunidade, em diversos locais, como faculdades e empresas. A ideia é despertar todos para a realidade da violência doméstica”, conta a juíza Maria Aparecida.

De acordo com a magistrada, para além de levar às pessoas informações sobre os dados de violência contra a mulher, ela sentiu a necessidade de compartilhar com elas o impacto que vivencia em sua rotina, como juíza de uma vara especializada nesse tipo de crime.

“O objetivo é conversar com as pessoas e conscientizá-las para a o fato de que devemos nos educar por uma sociedade melhor e mais justa, com mais igualdade e respeito entre os gêneros e com famílias mais estruturadas”, disse.

A juíza ressalta que a violência doméstica “acaba com as famílias”, atingindo diretamente “as crianças, os adolescentes e os jovens, que crescem presenciando essas cenas de terror. Isso desestrutura todo o País.”

Paz nas casas

Para participar da iniciativa, os interessados devem doar um 1kg de alimento não perecível ou um brinquedo, no dia do evento. O material arrecadado será encaminhado para instituições de caridade. Haverá, ainda, sorteio de brindes aos participantes.

Durante o evento, serão ainda distribuídos materiais produzidos pelo TJMG sobre o tema: a cartilha “Lei Maria da Penha: como aplicar no dia a dia” e o “Violentômetro”, medidor que auxilia a identificação de sinais de um relacionamento violento ou abusivo e estimula a denúncia pelo número 180.

“Neste Natal, para muitas mulheres e crianças, o melhor presente é a possibilidade de uma vida em paz dentro da sua própria casa. A ação tem como objetivo conscientizar a população para a importância de combater essa violência”, ressalta a gerente de marketing do Minas Shopping, Ana Paula Alkmim.

Serviço

Workshop "Natal sem violência na família"
Local: Sala de cinema 1 do Minas Shopping
Data e horário: 14 de dezembro, das 9h30 às 12h
Entrada: 1kg de alimento não perecível ou um brinquedo

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial