Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Serro realiza 3ª edição de casamento comunitário

Evento promovido pelo Cejusc local contou com a presença de 20 casais


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-2---3-Casamento-Comunitario-no-Serro.jpg
O juiz coordenador do Cejusc da Comarca do Serro, Guilherme Pimenta, na abertura da cerimônia (Crédito: Agin / TJMG)

“O amor é uma companhia. / Já não sei andar só pelos caminhos, / Porque já não posso andar só.” Esses versos do poeta português Fernando Pessoa (1988-1935) refletem o desejo dos casais que participaram, no dia 12/12, na Comarca do Serro, região Central do Estado, da 3ª edição do casamento comunitário.

O evento foi promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca, coordenado e supervisionado pela 3ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Not-3---3-Casamento-Comunitario-no-Serro.jpg
O juiz coordenador do Cejusc (centro) com as equipes da Assessoria da Gestão de Inovação (Agin) e do Centro Judiciário (Crédito: Agin / TJMG)

A conversão de união estável em casamento para 20 casais ocorreu no plenário Câmara Municipal do Serro

Compromisso

O juiz coordenador do Cejusc da Comarca do Serro, Guilherme Pimenta, ressaltou a importância da iniciativa para levar cidadania aos jurisdicionados.

Not-1---3-Casamento-Comunitario-no-Serro.jpg
Casais durante a celebração da cerimônia de conversão de união estável em casamento civil (Crédito: Agin / TJMG)

“Realizar casamentos comunitários é reafirmar o compromisso do Tribunal de Justiça de Minas Gerais com uma Justiça que vai além dos conflitos, mostrando-se viva, presente e compromissada com a pacificação social.”

Ainda conforme o magistrado, o evento “fortalece vínculos, promove dignidade e aproxima o Judiciário da comunidade que ele serve. Agradeço a toda a equipe da 3ª Vice-Presidência, na pessoa do desembargador Rogério Medeiros, pelo apoio e parceria de sempre.”

Not-4---3-Casamento-Comunitario-no-Serro.jpg
Os casais Igor Rocha e Luanda Cordeiro e Josimar de Fátima e Cláudia Alexandra (Crédito: Agin / TJMG)

Casamento “em família”

Entre os casais que converteram a união estável em casamento estava Cláudia Alexandra e seu filho Igor Rocha.

Eles aproveitaram a oportunidade para oficializarem o relacionamento com seus respectivos parceiros.

“Gostamos muito da cerimônia, foi muito importante para nós. Uma grata satisfação em podermos participar desse evento. Fomos muito bem acolhidos”, disse a noiva Cláudia Alexandra.

Not-5---3-Casamento-Comunitario-no-Serro.jpg
O casal Lucas Expedito e Adriana Silva com sua filha (Crédito: Agin / TJMG)

Juntos há nove anos, o casal Adriana Silva e Lucas Expedito estava acompanhado da filha no evento de cidadania realizado pelo Cejusc da Comarca do Serro.

“O evento foi muito bonito, muito bem organizado. Parabéns. Aguardávamos há muito tempo por uma oportunidade como essa”, afirmou o casal.

Cejusc

Os Cejuscs são unidades do Poder Judiciário responsáveis pela realização e gestão de sessões de conciliação e mediação, sem prejuízo de outros métodos consensuais de resolução de conflitos, bem como pelo atendimento de cidadania e informações públicas aos cidadãos.

O Cejusc da Comarca do Serro foi instalado em 24/4 de 2015, com a publicação da Portaria Conjunta nº 404/PR/2015. Ele funciona de segunda a sexta, das 12h às 18h, nas dependências do Fórum Edmundo Lins (Rua Desembargador Paulo Viana Gonçalves, nº 111, bairro São Geraldo). O contato pode ser realizado pelo e-mail cejusc.ser@tjmg.jus.br.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial