As automações e preferências desenvolvidas para implementação no sistema de processo eletrônico eproc durante a fase piloto do projeto “1ª Vice Soma - Integração Gabinetes e Cartórios” foram apresentadas, nesta quinta-feira (6/11), pela equipe da 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) aos desembargadores da 11ª Câmara Cível.
Participaram da reunião o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, os desembargadores Marcelo Pereira da Silva, Mônica Libânio, Shirley Fenzi Bertão e Rui de Almeida Magalhães, além de assessores e assistentes dos gabinetes, os gestores do cartório da 11ª Câmara, Maurício Frois e Meriane Macedo, e o gerente do Centro de Gestão, Padronização e Qualidade dos Processos (Ceproc), Rafael Meyer.
Durante o encontro, foram demonstrados os fluxos automatizados, os ganhos de produtividade e as otimizações operacionais obtidas com as ações desenvolvidas no eproc pelas equipes da Secretaria de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária (Sepad) e do Centro de Suporte Técnico ao Processo Judicial Eletrônico e demais Sistemas Eletrônicos de 2ª Instância (Cesupe).
As soluções têm como foco reduzir tarefas repetitivas, agilizar o andamento processual e aperfeiçoar a integração entre gabinetes e cartórios.
Também foi apresentado o manual técnico de apoio que será disponibilizado por meio do Notebook LM, ferramenta do Google disponibilizada pelo TJMG aos usuários internos, que funciona como um assistente de pesquisa e aprendizado com tecnologia de inteligência artificial (IA).
O desembargador Marcos Lincoln dos Santos disse que o projeto “1ª Vice Soma” reflete o compromisso da gestão com a modernização e a eficiência do trabalho na 2ª Instância.
“O uso inteligente da tecnologia é um aliado fundamental para aprimorar o fluxo processual e otimizar o trabalho das equipes. O ‘1ª Vice Soma’ traduz bem o espírito da nossa gestão: somar esforços, integrar pessoas e promover soluções colaborativas que resultem em mais celeridade e qualidade na prestação jurisdicional. Agradeço a presença dos desembargadores e também dos assessores, gestores do cartório e servidores e colaboradores da 1ª Vice-Presidência, cuja dedicação tem sido essencial para o êxito deste projeto”.
O presidente da 11ª Câmara Cível, desembargador Marcelo Pereira da Silva, elogiou os resultados apresentados:
“Uma avaliação muito positiva. O projeto é excelente e será de grande valia para todo o Tribunal quando for implantado em todas as câmaras. A expectativa é que ele agilize muito os nossos serviços”, afirmou.
A desembargadora Shirley Fenzi Bertão também ressaltou a importância das inovações apresentadas:
“Lidamos com um universo processual muito expressivo. Muitos escritórios já utilizam ferramentas automatizadas, e o Tribunal não pode ficar sem recursos que aprimorem a prestação jurisdicional. As automações não substituem o julgador, mas tornam o julgamento mais célere em etapas mecânicas, sem interferir na análise de mérito. É uma iniciativa extremamente importante, e esperamos que todo o Tribunal possa utilizá-la e se adaptar a essa nova tecnologia”, concluiu.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial



