Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Programa "Justiça nas Escolas" alcança 8 mil alunos em Uberaba

Ação desenvolvida pela Vara da Infância e Juventude da Comarca leva cidadania e informação a crianças e jovens


- Atualizado em Número de Visualizações:

Em 2025, o programa “Justiça nas Escolas”, desenvolvido pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Uberaba, no Triângulo Mineiro, intensificou a atuação na comunidade escolar. A iniciativa alcançou 7.428 alunos e 796 pais, por meio da realização de 73 palestras, proferidas entre fevereiro e dezembro de deste ano.

Not----Uberaba.jpg
O juiz Marcelo Geraldo Lemos participou de diversas visitas e palestras em escolas de Uberaba (Crédito: Divulgação / TJMG)

As palestras abordaram temas relacionados à proteção integral dos estudantes, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Foram abordados direitos e deveres das infâncias, cidadania, justiça restaurativa, combate ao bullying e ao cyberbullying, prevenção ao uso de drogas, convivência familiar e comunitária, atos infracionais e disciplina no ambiente escolar e formação ética. Todos os encontros tiveram linguagem acessível e adequada às diferentes faixas etárias.

Segundo o idealizador da proposta, o juiz titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Uberaba, Marcelo Geraldo Lemos, o Programa está alinhado à Constituição e ao ECA e aproxima o Judiciário do contexto das famílias:

“Acreditamos que a escola é espaço privilegiado para a formação cidadã. O diálogo direto entre Judiciário, família e comunidade escolar contribui de forma efetiva para a construção de uma sociedade mais justa, consciente e comprometida com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.”

Como funciona

O programa “Justiça nas Escolas” é ocorre durante todo o ano com visitas periódicas às instituições de ensino das redes pública e privada. São desenvolvidas atividades em parceria com Comissários da Infância e Juventude, Agentes Voluntários de Proteção, o setor psicossocial da comarca e parceiros do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, como a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Guarda Municipal.

A metodologia adotada reconhece a escola como espaço fundamental para o exercício da cidadania e para a prevenção de situações de risco, além de fomentar o conhecimento sobre o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e dos Conselhos Tutelares.

“Seguiremos em 2026, ampliando e fortalecendo esse trabalho, certos de que investir em informação, orientação e prevenção é uma das formas mais eficazes de promover justiça, cidadania e proteção integral”, complementou o juiz. 

Not----Uberaba-2-.jpg
A iniciativa alcançou 7.428 alunos e 796 pais durante as 73 palestras realizadas nesse ano (Crédito: Divulgação / TJMG)

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial