Servidores e colaboradores que atuam nas instalações da Coordenação de Controle do Patrimônio Mobiliário (Copat), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no bairro Camargos, região Oeste de Belo Horizonte, receberam, nesta quinta-feira (2/10), visita do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.
No local, o presidente conheceu o trabalho realizado e a estrutura, que conta com ambientes para armazenamento de materiais de consumo, bens permanentes móveis e bens patrimoniais, assim como espaços direcionados à restauração de mobiliário do Judiciário estadual, incluindo oficina, marcenaria e capotaria.

A Copat faz parte da Gerência de Suprimento e Controle Patrimonial (Gesup), da Diretoria Executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Dirsep).
Por meio da Gesup, comarcas de todo o Estado recebem insumos necessários para a prestação jurisdicional.
Ao tratar do trabalho realizado pelo setor, o presidente Corrêa Junior ressaltou o comprometimento de servidores e colaboradores:
“Um trabalho que, muitas vezes, não é visto pelos demais servidores e servidoras do Tribunal, que recebem esse material, que trabalham em suas mesas e utilizam seus computadores. Às vezes, não sabem que existe uma gama de pessoas trabalhando ativamente de uma forma muito produtiva para que o Poder Judiciário funcione de forma efetiva, atendendo ao cidadão. Então, é um trabalho muito importante, feito aqui nos setores, e que demonstra esse comprometimento.”
A visita também sinalizou um importante marco: essa foi a primeira vez que um presidente em exercício do TJMG esteve no local.
“Eu fico muito feliz de ser o primeiro presidente a vir aqui no nosso setor de material e patrimônio”, comentou o presidente Corrêa Junior.
Ele também falou sobre o trabalho social que envolve a Gesup. Nos últimos cinco anos, aproximadamente 60 mil itens foram destinados ou doados a instituições parceiras em Minas Gerais, como as Polícias Militar (PMMG) e Civil (PCMG), além de escolas e demais entidades.
“Nós tivemos a oportunidade de verificar que os bens que já foram utilizados, após o conserto ou no descarte, são destinados a outras unidades. Ou, ainda, são encaminhados para reciclagem, atendendo ao conceito de sustentabilidade que o Tribunal de Justiça se orgulha.”

Presente na visita à Copat, o juiz auxiliar da Presidência do TJMG e responsável pela Dirsep, Marcelo Rodrigues Fioravante, destacou que a equipe que atua no local “sustenta toda a enorme estrutura que é o TJMG”.
“Aqui há uma demonstração muito clara de como os servidores se dedicam a essas tarefas, à organização do setor e, principalmente, ao aspecto da sustentabilidade. O cuidado com os descartes e as doações de bens substituídos. Isso tudo mostra um compromisso muito grande do Tribunal, não só com o seu servidor, mas também com a sociedade.”
Presenças
Na visita, também estiveram presentes o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Vicente de Oliveira Silva; a juíza auxiliar da Presidência e responsável pela Diretoria Executiva de Informática (Dirtec), Mariana de Lima Andrade; o diretor da Dirsep, Henrique Esteves Campolina Silva; o chefe de Gabinete da Presidência do TJMG, Daniel Consolim Alves da Fonseca; além de servidores e colaboradores.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
Veja outras imagens: