Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente do TJMG recebe Grande Colar do Ministério Público

Solenidade encerrou as atividades da Semana do Ministério Público 2025


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-Solenidade-de-Outorga-da-Medalha-do-Merito-MPMG.jpg
A solenidade de entrega das medalhas encerrou a Semana do Ministério Público 2025, que teve como tema "Inteligência artificial no MPMG: futuro responsável" (Crédito: Eric Bezerra / MPMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, recebeu, no dia 12/9, o Grande Colar do Ministério Público, em solenidade realizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) no Cine Theatro Brasil, no Centro de Belo Horizonte.

O evento contou com a presença de diversas autoridades e marcou o encerramento da Semana do Ministério Público 2025, que teve como tema "Inteligência artificial no MPMG: futuro responsável".

Medalha do Mérito do Ministério Público contempla três tipos de honrarias, cada uma destinada a um grupo específico de agraciados. O Grande Colar é destinado a chefes de Poderes que contribuíram para o desenvolvimento do País e para a justiça social. A Medalha de Honra Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rêgo Santos é concedida a diferentes autoridades e personalidades. Já a Comenda Procurador de Justiça Joaquim Cabral Netto é uma honraria a demais personalidades que contribuíram para a sociedade.

Orgulho e coragem

O presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior, discursou em nome dos agraciados e destacou seu trabalho como promotor de Justiça em 1988:

"É uma honra imensa não só receber este colar, mas representar os homenageados. Todos que recebemos essas medalhas temos uma ligação próxima com o MPMG. Minha escola jurídica veio do Ministério Público; lembro que minha primeira audiência judicial em um fórum foi como promotor de Justiça na Comarca de Conceição do Rio Verde, e depois em Aiuruoca. Em 1992, ingressei na magistratura."

"Me orgulho muito em dizer que fui promotor de Justiça. Essa instituição tem como grande característica a coragem de enfrentar desafios para defender direitos de muitas pessoas que desconhecem até mesmo esses direitos que estão sendo defendidos. É um orgulho imenso para todos nós receber este reconhecimento."
Not-Solenidade-de-Outorga-da-Medalha-do-Merito-MPMG2.jpg
O presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior, foi o orador oficial em nome de todos os agraciados com as medalhas (Crédito: Eric Bezerra / MPMG)

Distinção e dedicação

Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho, homenageou os agraciados, especialmente o desembargador Corrêa Junior.

"O presidente do TJMG nos honra em receber este colar, que revela o reconhecimento institucional pelos seus 33 anos de magistratura, exercida com o dom do conselho, que sempre lhe proporciona discernir caminhos e opções justas em suas decisões."

Ele destacou que a Inteligência Artificial (IA) está redesenhando os caminhos do futuro, potencializando investigações e auxiliando na tomada de decisões para garantir o acesso à Justiça, mas que a "máquina nunca substituirá o homem".

"O que se celebra hoje são dons de pessoas que se destacam em suas profissões. Não há algoritmo que replique a dedicação, a empatia e o compromisso demonstrado por cada um dos homenageados. Eles personificam o que há de mais nobre e inspirador no serviço público e na sociedade."

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, ressaltou a parceria institucional para o desenvolvimento do Estado: "Tenho orgulho em dizer que Minas Gerais está num círculo virtuoso, e isso é fruto do trabalho conjunto com todas essas instituições. Minas está caminhando porque estamos trabalhando em equipe."

Mesa de honra

A mesa de honra da solenidade foi composta pelo presidente do TJMG, desembargador Corrêa Junior; pelo governador Romeu Zema; pelo procurador-geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho; pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sérgio Luiz Kukina; pela ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lobo; pelo presidente do Conselho Nacional de Procuradores Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) e procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur; pelo vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Agostinho Patrus, representando o presidente do TCEMG, conselheiro Durval Ângelo; pela defensora pública Christiane Neves Procópio Malard, representando a defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; pelo subprocurador-geral do Ministério Público de Contas, Daniel de Carvalho Guimarães; pelo subcorregedor-geral do MPMG, procurador de Justiça Mário Drummond da Rocha; pelo ouvidor do MPMG, promotor de Justiça Rolando Carabolante; pela presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e 1ª vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), promotora de Justiça Larissa Rodrigues Amaral; pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Tadeu Leite; pelo presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Juliano Lopes; e pelo secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro.

Homenageados

Além do presidente do TJMG, o presidente eleito do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, também foi agraciado com o Grande Colar do Ministério Público, mas não pode comparecer à cerimônia.

Receberam a Medalha de Honra Promotor de Justiça Francisco José Lins do Rêgo Santos:

  • Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha
     
  • Ministro do STJ Sérgio Luíz Kukina
     
  • Ministra substituta do TSE Edilene Lôbo
     
  • Presidente do CNPG e procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur
     
  • Secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro
     
  • Deputado estadual Doorgal Andrada
     
  • Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG), coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan
     
  • Advogado-geral adjunto consultivo do Estado de Minas Gerais, Wallace Alves dos Santos
     

Receberam a Comenda Procurador de Justiça Joaquim Cabral Netto: 

  • Diretora-geral da Procuradoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, Ana Paula Moreira Gurgel
     
  • Diretor-executivo da Rede Record Minas, Paulo Batista
     
  • Gerente administrativo-financeiro da AMMP, Márcia Regina de Assis Nogueira
     
  • Jornalista da TV Globo Minas Larissa Carvalho
     
  • Garçom aposentado do MPMG José Marcolino da Silva
     

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial