No encerramento do 40º Congresso Mineiro de Municípios, na quarta-feira (7/5), no Expominas, em Belo Horizonte (MG), foi realizada a cerimônia de posse do novo presidente da da Associação Mineira de Municípios (AMM). O evento contou com a participação do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.
O atual prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão Ferreira, foi eleito presidente da AMM para o triênio 2025-2028. O novo conselho diretor também é formado pelo 1º vice-presidente, o prefeito de Iguatama, Lucas Vieira Lopes; pelo 2º vice-presidente, prefeito de Governador Valadares, Sandro Lúcio Fonseca; pelo 3º vice-presidente, o prefeito de Janaúba, José Aparecido Mendes Santos; pelo 4º vice-presidente, o prefeito de Visconde do Rio Branco, Luiz Fábio Antonucci Filho.

Para o presidente Corrêa Junior, pelo fato de o Tribunal de Justiça estar presente em 298 comarcas espalhadas pelo Estado, que atendem municípios e distritos próximos, além dos Fóruns Digitais, é fundamental que se mantenha uma interlocução muito próxima com a Associação Mineira de Municípios.
"A parceria do Tribunal de Justiça com outras instituições é de fundamental importância para nosso Estado. Desejo sucesso à gestão do presidente Luís Eduardo Falcão", disse o chefe da Corte mineira.
Presenças
Além do presidente Corrêa Junior, a solenidade de posse contou com a presença do governador do Estado, Romeu Zema; do vice-governador, Mateus Simões; do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Tadeu Martins Leite; do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), conselheiro Durval Ângelo; do senador Carlos Viana; além de deputados estaduais e federais, presidentes de diversas instituições, prefeitos e demais lideranças municipais.
Em seu pronunciamento, o prefeito Luís Eduardo Falcão Ferreira, que estava acompanhado da esposa, a deputada estadual Lud Falcão, afirmou que é preciso unir os municípios mineiros para se fazer uma gestão conjunta da AMM, "com a participação de todos – da diretoria e de todos os prefeitos e prefeitas, sem nenhum tipo de vínculo partidário".
Na avaliação do gestor, é preciso trabalhar por todos, porém com atenção especial aos municípios com menos recursos: "São esses municípios os que mais precisam de representação, de assessoria e de suporte. As conquistas municipalistas se deram com força e união e é assim que a AMM deve continuar atuando."

Representatividade
À frente da AMM desde 2022, o ex-presidente da Associação e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius Bizarro, que também é 1º vice-presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), disse que a Entidade mineira viveu, nos últimos anos, "um dos períodos mais significativos de sua história".
"Avançamos em representatividade, ampliamos os serviços oferecidos aos municípios e consolidamos a entidade como referência nacional em gestão municipalista. Tenho muito orgulho do trabalho que realizamos junto com toda a equipe, sempre com foco na valorização dos prefeitos, prefeitas e servidores públicos", destacou o ex-presidente.
O 40º Congresso Mineiro de Municípios abordou o tema "Capacitação e Gestão Estratégica: as chaves para um mandato de sucesso'. Durante os dois dias de evento, mais de 10 mil participantes, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, servidores públicos, imprensa e sociedade civil, puderam participar de fóruns temáticos, seminários, salas técnicas, feira de soluções para os municípios, debates institucionais e entrega de prêmios.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial