Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Pouso Alegre recebe Encontro Regional da Ejef

Palestras abordaram litigância predatória e IA


- Atualizado em Número de Visualizações:

A Comarca de Pouso Alegre, no Sul de Minas, recebeu, nesta terça-feira (21/10), o Encontro do Núcleo Regional da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

Os temas apresentados nas palestras foram: “Litigância Predatória e Precedentes” e “IA – Desafios no Poder Judiciário”.

A iniciativa educacional teve como objetivo capacitar os participantes para reconhecer os desafios da litigância predatória, a aplicação dos precedentes e as implicações da Inteligência Artificial (IA) no contexto do Poder Judiciário.

Not-Encontro-regional-ejef-Pouso-Alegre.3.jpg
A juíza Luciana de Oliveira Torres destacou em sua palestra temas relacionados à Inteligência Artificial (Crédito: Divulgação / TJMG)

A juíza titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Cataguases, Luciana de Oliveira Torres, uma das palestrantes, abordou a introdução da Inteligência Artificial como ferramenta de trabalho voltado às Secretarias e aos Gabinetes da Corte mineira, com intuito de propiciar celeridade aos julgamentos.

A magistrada falou também sobre a questão da proteção de dados, sobre configurações de segurança e sobre o uso ético da IA.

O juiz coordenador do Centro de Inteligência da Justiça de Minas Gerais (CIJMG), Ronaldo Souza Borges, palestrou sobre litigância predatória e precedentes.

Not-Encontro-regional-ejef-Pouso-Alegre.1.jpg
O juiz coordenador do CIJMG, Ronaldo Souza Borges, palestrou sobre litigância predatória (Crédito: Divulgação / TJMG)

Aprendizado

A juíza titular da 3ª Vara Cível da Comarca de Pouso Alegre e coordenadora do Núcleo Regional da Ejef na cidade, Juliana Mendes Pedrosa, enfatizou que a ação educacional é um momento de reunir magistrados e servidores da região para maior aprendizado de todos.

A juíza diretora do Foro da Comarca de Pouso Alegre, Adriane Aparecida de Bessa Rosa, ressaltou a relevância dos temas apresentados, em especial sobre demandas predatórias.

“Trata-se de um assunto que tem aumentado cada vez mais. Em relação à Inteligência Artificial, os advogados têm usado bastante, então temos também que aprender a utilizá-lo de uma forma mais eficiente.”

O evento contou ainda com a presença do diretor executivo de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) do TJMG, Iácones Batista Vargas.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial