
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Varginha, no Sul de Minas, realizou, em 21/8, a 5ª edição da Oficina de Divórcio e Parentalidade em 2025. As atividades foram conduzidas pelo oficial judiciário Everton Wilson Ribeiro, da Vara de Família e Sucessões da Comarca, e pela advogada Damaris Costa Ribeiro, de forma voluntária.
Até o momento, 19 pessoas foram atendidas. As oficinas foram realizadas nos meses de março, junho e agosto. A próxima oficina já tem data marcada e será nos dias 8 e 9/10.
O objetivo desse tipo de trabalho, ofertado pelo Cejusc, é auxiliar casais em processo de divórcio, recém-separados ou pessoas que queiram solucionar conflitos com antigos companheiros a lidar uns com os outros e com os filhos de forma respeitosa e produtiva, preservando os vínculos. Esta é a chamada "Oficina de Pais".
Em alguns casos, também são desenvolvidas atividades com crianças e adolescentes, a "Oficina de Filhos". As metodologias utilizadas variam conforme o público, e as atividades envolvendo adultos e filhos menores ocorrem sempre separadamente.
As oficinas também podem atender a indivíduos que nunca chegaram a constituir, juntos, um núcleo familiar, ou sempre que houver uma mudança da estrutura familiar (por exemplo, quando ocorrer a regulamentação ou alteração de guarda ou do de sistema de convivência). O foco das atividades é a resolução e a prevenção de conflitos.
Segundo a colaboradora do Cejusc da Comarca de Varginha, Núbia Bueno de Macêdo, a avaliação dos participantes é que o conteúdo teve relevância para sua vida concreta e poderá ser aplicado de forma prática na interação com os ex-companheiros e com os familiares.

"Um dos pais destacou a importância de participar do encontro, enfatizando ter adquirido 'muito aprendizado e conhecimento'. Outro afirmou que não tinha conhecimento da proposta, que considerou uma novidade, mas acrescentou ter a esperança de levar coisas boas como experiência", salientou Núbia Macêdo.
Para mais informações, os interessados devem entrar em contato diretamente com o Cejusc da Comarca de Varginha, pelo e-mail cejusc.vga@tjmg.jus.br ou pelo telefone (35) 3690-9900.
Oficina de parentalidade
É um encontro, em grupo, conduzido por expositores de oficinas devidamente capacitados, contendo esclarecimentos sobre divórcio/separação e suas consequências para os filhos, quando esse fato não é tratado de forma respeitosa e pacífica entre o ex-casal. A oficina não visa avaliar ou julgar os pais, mas apenas, ajudá-los, bem como a seus filhos, a superarem esta fase de reorganização familiar e a terem mais estabilidade e paz em suas vidas, objetivo primordial do Poder Judiciário.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial