Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Núcleo Regional da Ejef em Governador Valadares discute tecnologia

Oficina com foco na atividade jurisdicional reuniu magistrados e assessores


- Atualizado em Número de Visualizações:
not---Encontro-do-Nucleo-Regional-da-Ejef-em-Governador-Valadares.jpg
Magistrados e assessores receberam formação sobre uso da IA nas atividades jurisdicionais (Crédito: Mateus de Souza Júnior)

A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) ofertou, na quinta-feira (13/11), a oficina “Construindo Prompts para a Atividade Jurisdicional” para o Núcleo Regional de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

O evento, que ocorreu na 43ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas (OAB-MG), encerra o ciclo de oficinas regionais de 2025. A atividade reuniu equipes das comarcas que integram o Núcleo: Aimorés, Conselheiro Pena, Galileia, Governador Valadares, Itanhomi, Mantena, Peçanha, Resplendor, São João Evangelista, Tarumirim e Virginópolis Gerais.

A palestrante foi a juíza titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Cataguases, Luciana de Oliveira Torres, especializada em Inteligência Artificial (IA).

A magistrada apresentou o tema, que tem sido amplamente debatido no Judiciário nacional, sob uma perspectiva prática, detalhando os conceitos fundamentais, as indicações de uso da IA, parâmetros éticos e ferramentas disponíveis, bem como o apoio que a tecnologia faculta ao dia a dia das unidades jurisdicionais.

Para o juiz coordenador do Núcleo Regional da Ejef em Governador Valadares e titular da 6ª Vara Cível da Comarca de Governador Valadares, Amaury Silva, a capacitação foi uma oportunidade de atualização e qualificação para juízes e suas equipes e possibilitou o contato com instrumentos que poderão dinamizar a prestação de serviços pelo Poder Judiciário.

not---Encontro-do-Nucleo-Regional-da-Ejef-em-Governador-Valadares-2-.jpg
Oficina, com caráter mais voltado para o dia a dia, fecha o ciclo dos Núcleos Regionais da Ejef em 2025 (Crédito: Mateus de Souza Júnior)

“A oficina é extremamente significativa para a formação continuada de magistrados e servidores. Permite uma preparação adequada para a utilização da Inteligência Artificial de modo ético, eficiente e equilibrado, em benefício da qualidade no atendimento ao jurisdicionado.”

O juiz diretor do Foro da Comarca de Governador Valadares, Marco Anderson Almeida Leal, destacou a relevância da formação para o grupo, que poderá aplicar o conhecimento diretamente em suas rotinas de trabalho, e a boa acolhida do público presente à ação educacional:

“A adoção e o aperfeiçoamento de tecnologias, como a criação de prompts eficientes e precisos, pode transformar a maneira como conduzimos os processos judiciais, tornando a justiça mais rápida e acessível. A receptividade dos magistrados do TJMG a esse tema é um reflexo da busca constante pela melhoria dos nossos serviços à sociedade.”

A assessora jurídica Giovana Leandro Freitas representou a Ejef no evento.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial