Em solenidade realizada nesta segunda-feira (9/2), no auditório da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais (CGJ), foi empossado o novo assessor militar do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o coronel PM Junio Alvarenga Spínola, que substituiu o coronel PM Wallace Caetano Pio, que se aposentou da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
O evento contou com a presença da Direção do TJMG, de magistrados e servidores da Corte mineira e de autoridades e membros da PMMG.
O coronel PM Junio Alvarenga Spínola é natural de Governador Valadares, tem 47 anos e ingressou na Polícia Militar em fevereiro de 1998. Possui bacharelado em Ciências Militares e em Direito e pós-graduação em Direito Penal Militar.
Em sua carreira militar, exerceu diversas funções, tendo sido comandante da 14ª Companhia do 49º Batalhão de PMMG, coordenador de segurança do governador do Estado e, desde 2025, comandava a 14ª região da PMMG em Curvelo, sendo responsável por 52 municípios.
Cooperação
Ao parabenizar o novo assessor, o presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, agradeceu ao coronel PM Wallace Caetano Pio pelos serviços prestados e destacou a importância da cooperação interinstitucional:
“O Tribunal de Justiça considera de suma importância a cooperação, a interação e a participação, dentro da nossa Corte, das instituições de Segurança, seja Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e, no caso específico, Polícia Militar. Ter essa participação da Assessoria Militar junto à Presidência e à Corregedoria é um grande ganho. Devemos sempre comemorar e proclamar, porque faz com que nosso trabalho ganhe muito em termos de escala, confiabilidade e segurança.”
O comandante-geral da PMMG, coronel Carlos Frederico Otoni Garcia, afirmou que o momento era de emoção, pela despedida do colega de corporação que estava se aposentando:
“É tempo de olhar para frente. Estamos sempre iniciando e fechando ciclos. Todos sabem da trajetória do coronel Caetano e gostaria de homenageá-lo e agradecê-lo por sua dedicação e pelo profissionalismo compartilhados conosco. Também desejo muito sucesso ao coronel Spínola em sua nova função, com todo nosso apoio.”
Em seu discurso de despedida, o coronel PM Wallace Caetano Pio agradeceu pelo apoio que recebeu durante sua carreira na PMMG:
“Fecho esse ciclo convicto de que procurei honrar cada missão, cada equipe e cada cidadão que confia na nossa instituição. Hoje, me despeço da Polícia Militar de Minas Gerais com o coração pleno de gratidão e com a certeza de que cumpri a missão que me foi confiada. Levo comigo as lições, as amizades, os desafios superados e o orgulho de ter servido ao povo mineiro.”
O coronel PM Junio Alvarenga Spínola afirmou que se coloca à disposição do TJMG e agradeceu ao comando da PMMG pela confiança e pela oportunidade concedida:
“É com elevado senso de honra e responsabilidade que assumo a assessoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Essa função representa não apenas um cargo institucional, mas sobretudo um compromisso com a harmonia entre os Poderes, com a segurança das atividades jurisdicionais e com o fortalecimento do Estado Democrático de Direito. Recebo essa missão plenamente consciente de que representar a corporação junto ao Tribunal exige equilíbrio, discrição, elevado profissionalismo e fidelidade aos valores que, ao longo da história, sustentam e honram a Polícia Militar de Minas Gerais.”
Presenças
Pelo TJMG, estiveram presentes, além do presidente, desembargador Corrêa Junior; o 1º vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o 2º vice-presidente e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Saulo Versiani Penna; o 3º vice-presidente, desembargador Rogério Medeiros; o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; a vice corregedora-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça; o superintendente de Segurança Institucional, desembargador Ricardo Cavalcante Motta; o juiz auxiliar da Presidência e coordenador de Segurança Institucional, Marcelo Rodrigues Fioravante; a juíza diretora do Foro da Comarca de Belo Horizonte, Andréa Cristina de Miranda Costa; e o juiz auxiliar da CGJ Guilherme Lima Nogueira da Silva.
Pela PMMG, também estavam presentes o chefe do Estado-Maior da PMMG, coronel PM Maurício José de Oliveira; o chefe do Gabinete Militar do governador e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM Paulo Roberto Bermudes Rezende; e a subchefe da Assessoria Militar do TJMG, tenente-coronel PM Adriana Alfenas de Paiva Faria.
Homenagens
Na solenidade da transmissão de cargo da Assessoria Militar do TJMG, o coronel PM Wallace Caetano Pio recebeu homenagens após 30 anos de serviços prestados à PMMG.
Uma delas foi a apresentação e o descerramento de seu retrato, que será incluído na galeria de ex-assessores militares do Tribunal de Justiça, além da entrega de uma escultura de cristal, representando a transparência e a qualidade de seus serviços, e de uma bandeira da Polícia Militar emoldurada.
O quarteto de cordas do Centro de Atividades Musicais da PMMG, responsável por executar o Hino Nacional no evento, prestou homenagem ao coronel PM Wallace Caetano Pio com a música “Por una cabeza”, clássico do cantor e compositor argentino Carlos Gardel.
Confira o álbum de fotos da solenidade de posse do novo assessor militar do TJMG.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
*