
Desembargadores e juízes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participam, no período de 2 a 4/10, do XXV Congresso Brasileiro da Magistratura (CBM), promovido pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) a cada três anos. Nesta edição, o evento foi realizado em parceria com a Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar) em Foz do Iguaçu (PR).
O congresso contou com contribuições de vários ministros de cortes superiores e integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O evento foi aberto com a conferência magna do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), “Magistratura em transformação: inovação, sustentabilidade e justiça”. O recém-empossado presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça, ministro Edson Fachin, tratou da defesa do Estado Democrático de Direito e da valorização da magistratura.
O ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), falou sobre “Uso ético da Inteligência Artificial Generativa no Poder Judiciário”. “Inteligência artificial no processo penal brasileiro” foi o foco da palestra da ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, presidente do Superior Tribunal Militar (STM). O presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, fala sobre sustentabilidade no último dia (4/10).
A programação abarcou painéis de magistrados de diversos segmentos da justiça, parlamentares e especialistas de várias áreas, como a jornalista Aline Midlej e o escritor Clóvis de Barros Filho.
Entre as temáticas tratadas estavam os desafios contemporâneos da jurisdição social no Brasil, o papel da tecnologia no trabalho de magistrados e suas equipes, as provas digitais, a importância da imprensa e da comunicação efetiva com profissionais do ramo (comunicação profissional assertiva e media training), direitos da infância e da juventude, regulação climática, agronegócio e meio ambiente. Houve, ainda, homenagens, lançamento de livro e atividades culturais.
Estiveram presentes: a vice-corregedora-geral de justiça, desembargadora Kárin Emmerich; o ex-presidente do TJMG e diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM), desembargador Nelson Missias de Morais; o superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Alexandre Quintino Santiago; a juíza convocada Kenea Márcia Damato de Moura Gomes; o 1º vice-diretor-presidente da ENM, desembargador Caetano Levi Lopes; a desembargadora Mariza Porto e a juíza Marli Maria Braga Andrade, aposentadas; o coordenador-executivo do programa Novos Rumos no Segmento Apac, do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e das Medidas Socioeducativas (GMF), juiz Consuelo Silveira Neto; a presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) e vice-presidente da AMB, juíza Rosimere Couto; o membro da secretaria-geral da AMB, juiz Jair Francisco dos Santos; os juízes Flávia Vasconcelos Araújo e Túlio Márcio Lemos Mota Naves, do Núcleo de Aprimoramento da 1ª Instância da Corregedoria-Geral de Justiça; e os juízes Ana Régia Santos Chagas, Ana Paula Rodrigues, Célia Maria Andrade, Flávia de Vasconcellos Lanari, Flávio Catapani, Gabriela Furtado Arja de Oliveira Gomes, Josselma Lopes Silva, Karen Castro dos Montes, Luiz Fernando Rennó Matos, Marcos Paulo Coutinho da Silva, Moema Balbino, Paulo Rubens Salomão Caputo, Roberta Alcântara Dayrell, Rodrigo Carvalho Assumpção, Simone Botoni, Tânia Marina Azevedo Grandal, Túlio Márcio Lemos Mota Naves e Vaneska de Araújo Leite. Também compareceu a juíza do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), Daniela Marques.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial