
O juiz da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais de Varginha e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) local, Tarciso Moreira de Souza, e os mediadores voluntários atuantes na Comarca participaram, em 9 e 10/5, de palestra e congresso relacionados à Justiça Restaurativa (JR), ministrados por Petronella (Nelly) Maria Boonen, educadora e especialista no tema.
A Irmã Petronella Maria Boonen, da Congregação das Missionárias Servas do Espírito Santo, é graduada em Ciências Sociais, mestra e doutora em Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Nascida em Luxemburgo, na Europa, a Irmã Nelly é referência em temas como perdão, mediação de conflitos e justiça restaurativa, sendo considerada cofundadora da JR no Brasil.
Entre as formações da religiosa estão capacitações pelo International Institute for Restorative Practices dos Estados Unidos, o European Forum for Restorative Justice, a Fundación para la Reconciliación de Bogotá, Colômbia, e a Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul.

As formações do evento tiveram como tema a metodologia e seu poder de transformar relações e promover a responsabilização, fomentando a reflexão e o diálogo sobre práticas restaurativas, a justiça social e a promoção da cultura da paz.
A palestra "A aplicação da Justiça Restaurativa como instrumento de atuação em rede socioassistencial no município de Varginha" ocorreu no Porto Seco do Sul de Minas, com apoio de empresas que o compõem, e foi organizada pelo Núcleo de Capacitação para Paz (Nucap).

O evento reuniu representantes do Judiciário, das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, do Conselho Tutelar, do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), do CAPS-AD (Álcool e Drogas) e da Central de Acompanhamento de Alternativas Penais (Ceapa).
Compareceram, ainda, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Minas Gerais (OAB-MG), das Polícias Militar (PMMG) e Civil (PCMG), da Casa Lar e do Centro Integrado de Atendimento à Mulher de Varginha (Ciam Varginha).
O Congresso Justiça Restaurativa – "Nos teus Dias a Justiça Florirá" foi uma promoção da Diocese da Campanha, por meio da Coordenação Diocesana do Jubileu da Esperança 2025, em Varginha.
Estiveram presentes, além do juiz e da equipe do Cejusc Varginha, o servidor da Vara de Família e Sucessões da Comarca de Varginha Everton Wilson Ribeiro; a presidente da Comissão de Direito Sistêmico, Mediação e Justiça Restaurativa da Subseção de Varginha da OAB-MG, Andrêssa Marques Ferreiras; a coordenadora do Nucap, Angela Mara Toledo; além de vários advogados.
Para o juiz Tarciso Moreira de Souza, os eventos representaram "um grande avanço na divulgação e implementação da Justiça Restaurativa, não só para o município de Varginha, mas também para os municípios circunvizinhos que integram a região pastoral da Diocese da Campanha".
Ele salientou que as atividades despertaram interesse de diversos atores locais. "O Congresso contou com participação de lideranças políticas locais, jurídicas e religiosas, agentes de pastorais de várias paróquias da diocese, mediadores e facilitadores do Cejusc e do Nucap, educadores, membros do Conselho da Comunidade da Execução Penal de Varginha, representantes da Associalção de Proteção e Assistência ao Condenado de Varginha (Apac Varginha), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e estudantes universitários."
Segundo a supervisora do Cejusc de Varginha, Núbia Bueno de Macêdo, ambas as ações "foram de grande valia para a formação e crescimento profissional e pessoal de todos os participantes".
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial