
Juízes da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) participaram, na quinta (4/9) e nesta sexta-feira (5/9), do 1º Encontro Nacional do Programa Novos Caminhos, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília (DF).
O "Novos Caminhos" tem o objetivo de apoiar a desinstitucionalização de crianças e adolescentes acolhidos e os egressos de unidades de acolhimento. Ele atua em quatro eixos: educação básica, superior e profissional; vida saudável; empregabilidade; e parcerias para oferta de outras ações.
O Encontro foi uma oportunidade para debater a aplicação do Programa e traçar estratégias para sua expansão em âmbito nacional. A programação contou com os lançamentos do livro “Minha vida fora do acolhimento” e do “Manifesto dos Jovens Egressos”.
Os participantes tiveram a oportunidade de fazer uma visita técnica ao Serviço Social do Transporte (Sest) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) para conhecer ações, na prática, do programa Novos Caminhos do CNJ.
"Descubra", uma iniciativa de Minas
O TJMG foi convidado para uma roda de conversa para levar a experiência do "Descubra", programa do qual é parceiro desde 2019 em Belo Horizonte. A iniciativa está em fase de expansão para comarcas do interior.
O "Descubra" é gerido pela iniciativa Minas pela Paz e pretende inserir adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade – como egressos de medidas socioeducativas, em acolhimento institucional ou vítimas de trabalho infantil – em programas de aprendizagem profissional.
O juiz coordenador, em substituição, da Coinj, José Roberto Poiani, afirmou ser uma honra figurar como exemplo de Tribunal que já possui um programa de aprendizagem: “Nosso Programa é bastante amplo e, agora, conquistamos mais parceiros em nível nacional, como a Eletrobras, os Correios, o Banco do Brasil e a Petrobras, entre outros”.
“O convite para a participação no encontro demostra o reconhecimento nacional do alcance social do programa 'Descubra'. Promovemos a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho, o que lhes assegura uma perspectiva de futuro e a tão sonhada dignidade”, afirmou o juiz integrante da Coinj Ricardo Rodrigues de Lima.
Também participam do encontro o colaborador da Coinj Victor Medeiros Volpini, e o colaborador da Secretaria Executiva do programa "Descubra", Ronalte Vicente da Silva.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial