
Quinze adolescentes foram recebidos no Fórum Pedro Aleixo, na Comarca de Contagem, no dia 17/9, para dar início à sua trajetória profissional. A iniciativa integra parceria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), com a Rede Cidadã.
Estiveram presentes na recepção aos jovens os servidores Daniele Tavares e Herberth Neiva Sucupira, representando a Direção do Foro da Comarca de Contagem; a coordenadora da Rede Cidadã, Lucimar Oliveira; a assistente social Ednamara Seija de Lourdes da Silva; a psicóloga Giovanna Valim; o educador Weslei Junior; e o assistente executivo Alécio de Carvalho, representando a Coinj do TJMG.
A superintendente da Coordenadoria, desembargadora Alice de Souza Birchal, explicou que a iniciativa é fruto de parceria com a Rede Cidadã, ONG focada no voluntariado e na assistência social por meio da geração de trabalho e renda para pessoas da base da pirâmide.

“A Rede Cidadã desenvolve programas e projetos para a formação de jovens aprendizes. A entidade acompanhará a preparação teórica dos adolescentes. Esse instrumental será complementado pelo apoio e pela orientação que a comunidade forense oferecerá a eles no dia a dia. O encontro de boas-vindas apresentou as dependências do Fórum e as atribuições básicas que cada adolescente exercerá, reforçando o compromisso do TJMG com a formação técnico-profissional e a inclusão social.”
Segundo a superintendente da Coinj, o ingresso de jovens trabalhadores no Judiciário é um passo importante na promoção da cidadania e na ampliação de possibilidades para esse público:
“Estamos oferecendo um ambiente propício ao desenvolvimento de competências e habilidades, à descoberta dos próprios talentos e perspectivas, à construção da autonomia e da independência, com condições de estabelecer laços, receber ensinamentos e florescer profissionalmente, a partir de experiências de intercâmbio humano.”
Expectativa positiva
O juiz diretor do Foro da Comarca de Contagem, Elexander Camargos Diniz, recepcionou com entusiasmo o “sangue novo” que vem auxiliar as equipes do Judiciário na prestação de serviços.
“Que alegria receber no Fórum da Comarca de Contagem os jovens aprendizes da Rede Cidadã. Esperamos poder proporcionar a eles muito aprendizado e amadurecimento. Esses adolescentes chegam numa fase de muitas descobertas e mudanças em suas vidas. Desejamos que aqui eles encontrem acolhimento e boas referências."

Para o magistrado, a oportunidade de oferecer modelos de conduta e princípios que vão nortear o caminho profissional dos jovens trabalhadores motiva quem já atua no Fórum de Contagem e pressupõe uma troca, pois a juventude carrega “esperança, o olhar renovado, a coragem para ousar e a confiança no que vem pela frente”.
“Sabemos da nossa responsabilidade no sentido de contribuir para a boa formação deles. Afinal, prepará-los bem, hoje, é, em alguma medida, influenciar positivamente no futuro de cada um deles. Enfim, que sejam muito bem-vindos esses nossos jovens parceiros, que também muito nos ajudarão.”
Acolhida
Segundo o administrador do Fórum, Herberth Sucupira, é uma satisfação receber jovens aprendizes da Rede Cidadã.
“A iniciativa reforça não apenas o compromisso social do TJMG e a oferta de progresso nas carreiras, mas também o apoio ao crescimento familiar e pessoal desses adolescentes. A presença dos adolescentes soma forças ao trabalho diário do Fórum, ao mesmo tempo que lhes proporciona aprendizado prático e valioso para a vida. Parcerias como esta rendem frutos futuros e servem de estímulo para que os jovens busquem crescimento profissional e novas oportunidades. É motivo de grande alegria acolher e auxiliar adolescentes em seus primeiros passos no mercado de trabalho.”

Segundo o servidor, os jovens foram lotados em Varas Cíveis, de Família e Empresariais e nos serviços auxiliares, “sempre com a concordância e acompanhamento dos gerentes e gestores, que desempenham papel essencial na formação e orientação prática desses aprendizes”.
Para a gerente de secretaria Clarissa Carneiro Desmots, o prognóstico é promissor:
“Com alegria recebemos hoje, na 6ª Vara Cível, o jovem aprendiz Nirahj, da Rede Cidadã, que inicia sua jornada de aprendizado em nossa unidade. Desde o primeiro momento, ele já demonstrou entusiasmo em aprender. Ele chega para somar, e o seu papel é muito importante para o andamento das nossas atividades diárias. Esperamos que aqui encontre acolhimento, orientação e respeito, preparando-se para os desafios do ambiente profissional e fortalecendo o seu crescimento humano e emocional.”
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial