O juiz da 2ª Vara Especializada em Crimes contra a Criança e Adolescente da Comarca de Belo Horizonte e coordenador executivo da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Honório de Rezende, participou, na terça-feira (28/10), de visita guiada ao Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Minas Gerais (Senac Minas).
O magistrado, representando a Coinj, estava acompanhado de adolescentes acolhidos institucionalmente na Capital.
A ação marcou o início da execução do Termo de Cooperação nº 204/2025, firmado entre o TJMG, por meio da Coinj, e o Senac Minas.
O instrumento tem o objetivo de promover o acesso de jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social a cursos de formação profissional gratuitos, oferecidos pelo Senac por meio dos programas “PSG” e “Senac+”.
Durante a visita, os adolescentes puderam conhecer as instalações da unidade em BH e realizar matrícula no curso de Informática Básica, que será ofertado em breve, representando um importante passo na formação e inclusão social desse público.
O juiz José Honório de Rezende ressaltou que a parceria permite “criar condições para novas trilhas de conhecimentos. Criar novas possibilidades de aprendizados”.
“Com isso, fortalecer a autonomia, a responsabilidade, o cuidado e a proteção daqueles que estão em fase especial de desenvolvimento. Daqueles que tanto precisam. Ações educativas que visam iniciar percurso formativo para a profissionalização de adolescentes, em especial, aqueles que se encontram em situação de vulneráveis, é dever de todos. Integra a dimensão de uma sociedade solidária, do esforço de construir dia a dia uma sociedade justa e digna para todos.”
Segundo ele, o curso básico de Informática, fruto de parceria entre a Coinj do TJMG e o Senac Minas, começou no dia 27/10 e estão previstos outros cursos para adolescentes em acolhimentos institucionais.
“É uma porta aberta para esperanças de novos futuros. No rosto dos novos alunos, um misto de expectativas, de receios, de dúvidas. Em nós, da Coinj e do TJMG, a sensação de que por esse caminho muitos outros podem começar. Pela equipe de professores do Senac, a certeza de que tudo é possível. É isso que se quer. Isso que é necessário. Que todos façam bem feito o que lhes cabem e vai tudo dar certo. É no que acreditamos.”
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial