Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ituiutaba realiza casamento comunitário para 50 casais

Evento promovido pelo Cejusc da comarca, com ajuda de voluntários, formalizou união das famílias


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not 1 Casamento Comunitario em Ituiutaba.jpg
Ao todo, 50 casais participaram do casamento comunitário promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Ituiutaba e parceiros (Crédito: Câmera Pontal Foto e Vídeo e Letícia Mamedio Fotografia)

A Comarca de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, promoveu, em outubro, uma cerimônia de conversão de união estável em casamento civil. Ao todo, 50 casais participaram do casamento comunitário, promovido pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Ituiutaba, com 3ª Vice-Presidência, em parceria com entidades locais.

O evento aconteceu na sede social da 44ª Subseção da OAB/MG.

Com a iniciativa, o aposentado Edmar Costa Vale e a operadora de loja Dulce Almeida Mendes oficializaram o relacionamento depois de 41 anos juntos. 

Eu sou do Maranhão e ele é daqui de Ituiutaba. Foi amor à primeira vista. Nós nos conhecemos em uma terça-feira, conversamos na quarta e, no sábado, decidimos morar juntos. E estamos juntos até hoje!”, revela Dulce Almeida Mendes.

Not 2 Casamento Comunitario em Ituiutaba.jpg
Depois de 41 anos juntos, o aposentado Edmar Costa Vale e a operadora de loja Dulce Almeida Mendes oficializaram o relacionamento (Crédito: Câmera Pontal Foto e Vídeo e Letícia Mamedio Fotografia)

Cidadania e direito garantido

O juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Ituiutaba André Luiz Riginel da Silva Oliveira destaca que “o Cejusc atua justamente para levar cidadania à população mais carente e à população mais necessitada”.

O magistrado lembrou que “converter a união estável em casamento é garantir um direito básico” e agradeceu o empenho de todos os envolvidos na organização:

“Só conseguimos realizar esse evento porque tivemos apoio de toda a sociedade e de várias instituições de Ituiutaba. Um momento importante, com grande impacto social. É uma satisfação, para nós do Tribunal de Justiça mineiro, promover esse tipo de evento. Procuramos fazer o melhor para garantir uma cerimônia agradável, uma ocasião de congraçamento para os nubentes e seus familiares.”

Not 5 Casamento Comunitario em Ituiutaba.jpg
O juiz coordenador do Cejusc da Comarca de Ituiutaba, André Luiz Riginel da Silva Oliveira, reforçou a importância do momento e agradeceu o empenho dos envolvidos (Crédito: Câmera Pontal Foto e Vídeo e Letícia Mamedio Fotografia)

Realização de sonhos

Além da cerimônia, todos os casais receberam gratuitamente fotografia, maquiagem, cabelo e uma recepção para 350 pessoas. Os serviços foram ofertados de forma voluntária.

“É um momento de muita alegria e felicidade. Nós sempre esperamos por isso e, com essa oportunidade, pudemos nos casar e realizar nosso sonho”, celebrou o agente de saúde Luciomar Azevedo Dantas de Goes.

Ele e a esposa, Tauany Araujo Cabral, técnica de enfermagem, foram um dos 50 casais que formalizaram judicialmente o relacionamento.

“Meu sonho sempre foi casar de branco e pude realizá-lo. Meu coração ficou a mil e fiquei um pouco ansiosa, mas também muito feliz por ter a participação da minha família no casamento com quem eu amo. Não tenho palavras para explicar o meu sentimento. Foi muito especial para mim”, enfatizou, emocionada.

Not 6 Casamento Comunitario em Ituiutaba.jpg
 O agente de saúde Luciomar Azevedo Dantas de Goes e esposa, Tauany Araujo Cabral, técnica de enfermagem, realizaram o sonho do casamento (Crédito: Câmera Pontal Foto e Vídeo e Letícia Mamedio Fotografia)

Mesa de honra

Além do juiz André Luiz Riginel, compuseram a mesa de honra o juiz titular da Vara de Família e Sucessões e coordenador adjunto do Cejusc da Comarca de Ituiutaba, Talvaro Possamai; a presidente da 44ª Subseção da OAB de Ituiutaba, Mirtes Correia; o técnico de apoio judicial e responsável pelo Cejusc da Comarca de Ituiutaba, Silvio Rezende Gouveia; o professor e diretor do Departamento de Ciências Jurídicas da UEMG; e o advogado e professor da Faculdade FacMais, Emerson Pierazzo.

Cejusc Ituiutaba

O Cejusc da Comarca de Ituiutaba foi instalado em 2016 por meio da publicação da Portaria Conjunta 498/PR/2016.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Fórum Desembargador Newton (Avenida Sadalla Jorge, 400, bairro Universitário).

O contato também pode ser feito pelo telefone (34) 99943-7721 ou pelo e-mail cejusc.iua@tjmg.jus.br.