Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ejef instala retrato de superintendente em galeria

Espaço também registra memória de diretores executivos


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-Descerramento-da-foto-do-des-Renato-Dresch.1.jpg
O 1º vice-presidente, o desembargador Renato Dresch, com seus familiares, e o superintendente da Ejef no descerramento da placa (Crédito: Euler Junior / TJMG)

Com a finalidade de preservar a memória da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), foram atualizadas, nesta sexta-feira (14/8), as Galerias de Ex-Superintendentes e Ex-Diretores da Ejef. A cerimônia ocorreu no auditório da sede da Escola Judicial na rua Manaus, na Capital mineira. Passa a integrar o espaço o retrato do desembargador Renato Dresch, 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef no biênio 2022-2024.

Na área destinada a rememorar dos gestores das Diretorias Executivas da Ejef, no 2º andar do prédio, passam a compor a galeria André Borges Ribeiro (10/6/2015 a 14/2/2016), Mileny Reis Vilela Lisboa (15/2/2016 a 30/6/2016), Ana Paula Andrade Prosdocimi da Silva (3/8/2016 a 3/7/2020 e 1/7/2022 a 30/6/2024) e Thelma Regina Cardoso (3/7/2020 a 30/6/2022), que estiveram à frente da Diretoria Executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep).

Not-Descerramento-da-foto-do-des-Renato-Dresch.10.jpg
Os diretores da Ejef também receberam espaço de destaque em galeria (Crédito: Euler Junior / TJMG)

O espaço abriga também os retratos dos responsáveis pela Diretoria Executiva de Gestão da Informação Documental (Dirged), aos quais se juntam: os servidores André Borges Ribeiro (13/7/2012 a 9/6/2015 e 28/3/2016 a 19/8/2018), Rosane Brandão Bastos Sales (10/6/2015 a 27/3/2016) e Fernando Rosa de Sousa (20/8/2018 a 2/6/2024).

História da Escola

Not-Descerramento-da-foto-do-des-Renato-Dresch.8.jpg
O 1º vice-presidente, desembargador Marcos Lincoln (centro), representou o presidente na cerimônia (Crédito: Euler Junior/ TJMG)

A cerimônia, bastante concorrida, reuniu a equipe da Ejef, magistrados, servidores, colaboradores, familiares e amigos dos homenageados. O 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, representou o presidente, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, na solenidade, e destacou a relevância de salvaguardar a história das instituições:

"Como 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça, compareço a esta celebração para cumprimentar e reverenciar o desembargador Renato Dresch, que ocupou a 2ª Vice-Presidência do TJMG e a superintendência da Escola Judicial. Neste ensejo, quando se reconhecem os relevantes serviços prestados pelo magistrado com a instalação da sua foto na galeria de ex-vice-presidentes, é uma grande honra estar presente. Cumprimento o colega por tudo o que fez e continua fazendo pela instituição, pelos servidores, pelos magistrados, através da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes."

O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna, frisou que o aniversário de 48 anos da Escola Judicial, as realizações e a evolução alcançada no período e o reconhecimento de figuras importantes na trajetória da instituição de ensino são motivos para celebração.

Not-Descerramento-da-foto-do-des-Renato-Dresch.4.jpg
O 2º vice-presidente, desembargador Saulo Versiani, falou do significado da cerimônia (Crédito: Euler Junior / TJMG)

"É uma tradição homenagear os ex-superintendentes e os diretores da Escola Judicial, fazer memória das contribuições que nos trouxeram até aqui. Este é um momento de júbilo para nós. Temos que reconhecer o trabalho de todos esses atores, que desempenharam suas funções com zelo e dedicação, e vieram, durante todos esses anos, formando este educandário cujo nível de credibilidade é não só nacional, mas internacional. Muito obrigado a todos."

Gratidão

O desembargador Renato Luís Dresch, que esteve à frente da Ejef na gestão passada, falou sobre o sentimento de gratidão e de dever cumprido:

Not-Descerramento-da-foto-do-des-Renato-Dresch.2.jpg
Segundo o desembargador Renato Dresch, apesar da transitoriedade da vida, é possível fazer memória de fatos e pessoas (Crédito: Euler Junior / TJMG)

"Nós somos todos passageiros na vida, que é efêmera. Quando assumimos uma gestão, sabemos que isso é temporário, transitório. Temos a certeza de que entramos e sairemos. É uma temporada de validade determinada. A fotografia é uma lembrança, um registro que se faz do que passou. Eu fui o 29° superintendente da Escola Judicial, e agradeço a todos os que me apoiaram nessa missão. A memória de fatos eventualmente se apaga. Os vestígios das pessoas que queremos rememorar também se apagam, então é um registro que se posterga no tempo, pode não se perpetuar, mas se prolonga."

A saudação aos colegas que o precederam na Dirdep ou que comandaram a Dirged foi feita pelo diretor executivo Iácones Batista Vargas.

Not-Iacones-Descerramento-da-foto-do-des-Renato-Dresch.5.jpg
O diretor executivo da Dirdep, Iácones Batista Vargas, saudou os ex-diretores (Crédito: Euler Junior / TJMG)

"Com seu auditório repleto, a Escola Judicial fecha com chave de ouro a semana comemorativa dos seus 48 anos de história. Hoje, tivemos a oportunidade de homenagear o ex-superintendente, desembargador Renato Dresch, e seis dos nossos últimos ex-diretores executivos, da Dirdep e da Dirged, a quem a Ejef rende homenagem e deseja muita felicidade", afirmou.

Falando em nome dos ex-diretores, Thelma Cardoso salientou que se sentia "extremamente honrada' com a inclusão de sua foto na galeria e com a oportunidade, pois a Escola Judicial "sempre foi um espaço em que ela se sentiu acolhida e realizada".

Not-Thelma-Regina-Descerramento-da-foto-do-des-Renato-Dresch.6.jpg
Thelma Cardoso discursou em nome dos colegas diretores (Crédito: Euler Junior / TJMG)

"É uma alegria estar representando esse seleto grupo de colegas. São quase trinta anos de casa; a Escola sempre foi muito pródiga e generosa para comigo. Ao longo desses anos, só tenho a agradecer a Deus e a todos que estiveram e caminharam comigo, porque a Ejef realmente é um presente na minha vida. Estou muito feliz de vivenciar esse momento. É bem mais que colocar um retrato na parede, é sentir que deixamos marcas positivas no caminho. Então, espero ter contribuído um pouquinho com a história magnífica da Ejef nesses 48 anos."

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra, além das autoridades já mencionadas: o ex-presidente do TJMG Pedro Carlos Bitencourt Marcondes; o juiz auxiliar da 3ª Vice-Presidência do TJMG, José Ricardo dos Santos de Freitas Véras, representando o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros; e a presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juíza Rosimere das Graças do Couto.

Veja mais fotos no álbum.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial