A equipe de trabalho da Vara de Execuções Penais e de Precatórias Criminais da Comarca de Divinópolis, na região Central de Minas Gerais, está apoiando a campanha “Janeiro Branco”, reforçando a importância da saúde mental como parte fundamental do bem-estar, da qualidade de vida e do pleno exercício da cidadania.
A campanha foi criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O objetivo é conscientizar a população da importância da saúde mental e emocional, usando o início do ano como um convite à reflexão e ao cuidado com a mente, transformando o silêncio em diálogo e o mês de janeiro em uma “página em branco” para novos hábitos.
Oficial judiciária da Comarca de Divinópolis, Natália Menezes Santos destaca que “nesta jornada de conscientização, estendemos nosso compromisso a todos os jurisdicionados da Justiça mineira – magistrados, servidores, colaboradores e cidadãos que interagem com o Sistema de Justiça –, lembrando que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo”.
Ela ressalta ainda que “falar sobre emoções, acolher, ouvir e buscar ajuda quando necessário são atitudes que fortalecem não apenas o indivíduo, mas também o ambiente de trabalho, as relações interpessoais e a própria comunidade jurisdicional”.
Natália Menezes pontua a necessidade de todos seguirem comprometidos com a promoção do cuidado, do respeito e da empatia, valorizando a saúde mental diariamente e incentivando práticas que promovam mais qualidade de vida.
O idealizador do “Janeiro Branco”, Leonardo Abrahão, em entrevista concedida à Rádio TJ Minas, explica que o movimento nascido em Minas Gerais aproveita o simbolismo do início do ano para incentivar as pessoas a refletirem sobre suas vidas como uma “folha em branco”:
“O cuidado com a mente é uma responsabilidade coletiva e transversal, e envolve instituições, governos e a cultura, indo além do aspecto meramente médico. Temas como os altos índices de ansiedade no Brasil, os sintomas de sofrimento psíquico e a necessidade de combater preconceitos para facilitar a busca por ajuda profissional devem ser sempre abordados.”
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial
*