Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desdobramento do Planejamento Estratégico do TJMG é tema de curso na Ejef

Metodologia será aplicada nas unidades judiciárias


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not--Ejef--Plajenamento--Estrategico.jpeg
Aula síncrona do curso "Desdobramento do Planejamento Estratégico" é direcionada a magistrados e gerentes de secretarias (Crédito: Soraia Costa / TJMG)

A primeira turma de 2025 do curso, à distância, "Desdobramento do Planejamento Estratégico", realizado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), começou nesta quarta-feira (12/3).  O objetivo é que o público, formado por magistrados e gerentes de secretarias, aprimore a implementação do desdobramento do Planejamento Estratégico do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) na sua unidade judiciária, considerando as metas nacionais e institucionais da Corte mineira.

A primeira aula, realizada de forma síncrona, contou com a presença do diretor da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) do TJMG, Iácones Batista Vargas. Ele deu as boas vindas aos participantes e falou sobre a importância de se aplicar uma metodologia correta no desdobramento do Planejamento Estratégico em cada unidade judiciária. "É preciso que haja sinergia entre gabinete e secretaria para melhor desempenho das atividades, monitoramento de prazos e alcance das metas", afirmou.

A abordagem do tema, numa perspectiva sistêmica, estruturada e participativa, conta com dois docentes, o juiz titular da Vara de Execuções Criminais, da Infância e da Juventude e de Precatórias Criminais da Comarca de Muriaé, Juliano Carneiro Veiga; e a servidora do Núcleo de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância (Nuplan) do TJMG Juliana Brandão de Melo Horst, que ministrou a aula de hoje.

Not--Ejef--Plajenamento--Estrategico--2.jpeg
A servidora do Nuplan do TJMG Juliana Brandão de Melo Horst ministrou a aula desta quarta-feira (12/3) (Crédito: Soraia Costa / TJMG)

Juliana Host, que é mestre em Direito e professora universitária, explicou que a metodologia a ser abordada no curso visa trazer bons resultados para cada unidade judiciária para uma entrega mais eficiente das demandas judiciais. "Não existe gestão sem conhecimento. O conhecimento é a chave de tudo, por isso, é necessária uma capacitação prévia, antes de começar a trabalhar com a metodologia, que inclui diagnóstico e mapeamento do plano de trabalho. Isto é, traçar um caminho a ser seguido, numa sequencia lógica de ações para resolver problemas e alcançar metas", esclareceu.

A proposta é que o público saiba as diferenças entre as metas, os objetivos e as ações de um Planejamento Estratégico e possa adotar um modelo de gestão adequado, com acompanhamento permanente dos tutores que são os próprios professores.

O curso terá um total de 40 horas-aula, entre síncronas e assíncronas. Para essa primeira turma foram convocados 15 magistrados e 15 servidores. A próxima aula síncrona será no dia 26/3.

O desenvolvimento e a aplicação do curso contam com o apoio do 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Pena, e do juiz auxiliar da 2ª Vice-Presidência, Tiago Gandra.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial