 
Dois colégios da Comarca de Varginha, no Sul do Estado, participaram do programa "Conhecendo o Judiciário" nos meses de setembro e outubro de 2025.
A iniciativa, idealizada pela Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e organizada pela Coordenação de Relações Públicas (Cerp), tem o objetivo de aproximar os jovens da estrutura e do funcionamento do Poder Judiciário, promovendo educação cidadã e valorização da memória jurídica.
Promovida pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Varginha, as atividades foram conduzidas pelo juiz titular da 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais, Tarciso Moreira de Souza.
O magistrado, que também responde pelo Cejusc, proferiu palestras sobre a estrutura e funcionamento do Poder Judiciário e abordou sua trajetória no TJMG.
O cronograma do Programa envolveu visitas do juiz aos colégios e, posteriormente, visitas orientadas dos alunos ao Fórum da Comarca de Varginha.
Colégio Santos Anjos
- No dia 15/9 de 2025, o juiz Tarciso Moreira de Souza, a supervisora do Cejusc, Núbia Bueno de Macêdo, e o motorista, Tadeu Henrique Maritam Paiva, realizaram uma visita ao Colégio Santos Anjos
 
- Na oportunidade, o magistrado apresentou a estrutura do Poder Judiciário e compartilhou sua trajetória no TJMG aos 29 alunos do 3º ano do ensino médio e dois professores
 
- Posteriormente, em 26/9, 28 alunos e dois professores do colégio realizaram uma visita orientada ao Fórum da Comarca de Varginha, guiados pelo juiz Tarciso Moreira de Souza
 
Colégio Alpha
- No dia 14/10, o juiz coordenador do Cejsuc visitou o Colégio Alpha. O magistrado apresentou a estrutura do Poder Judiciário a 18 alunos do 3º ano do ensino médio e um professor
 
- Além da apresentação, o juiz Tarciso Moreira de Souza deu dicas de estudos e compartilhou sua trajetória até alcançar seu cargo atual no TJMG
 
- Na mesma semana, no dia 17/10 de 2025, 11 alunos e um professor do Colégio Alpha foram ao Fórum para uma visita orientada e conduzida pelo juiz coordenador do Cejusc
 
 
Júri simulado
Durante a visita do Colégio Alpha ao Fórum, os alunos participaram de um júri simulado. O tema apresentado foi um clássico da literatura brasileira: os estudantes tiveram que decidir se a personagem Capitu, do livro "Dom Casmurro", de Machado de Assis, havia ou não traído o personagem Bentinho.
Em ambas as visitas ao Fórum, os participantes puderam: tirar suas dúvidas, conhecer as dependências do Salão do Júri, secretarias, gabinetes e salas de audiências, visitar a contadoria, a sala de apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e as salas de apoio da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
"Conhecerem, também, a sala da assistente social e psicóloga, o Cejusc, a administração e a sala da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef)", explicou o juiz Tarciso Moreira de Souza.
A supervisora do Cejusc, Núbia Bueno de Macêdo, e o motorista do Fórum da Comarca de Varginha, Tadeu Henrique Maritam Paiva, auxiliaram o juiz em suas atividades vinculadas ao "Conhecendo o Judiciário".
* Texto criado com auxílio do Google Gemini.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial



