Na última quinta-feira, (18/12), a Comarca de Guaranésia comemorou seu centenário.
A Comarca foi criada pelo Decreto-Lei nº 879, de 24 de janeiro de 1925. Inaugurada em 04 de dezembro de 1925, conforme determinação do decreto nº 7033.
Naquela oportunidade, as solenidades da inauguração que aconteceram nos dias: 04, 05 e 06 e foram manchete no Jornal Monitor Mineiro, na edição nº 770, de 18 de dezembro de 1925.
A juíza diretora do Foro da Comarca, Lívia Maria Franco da Silveira, destacou que o evento não apenas comemora uma data histórica, mas reconhece uma trajetória construída ao longo de um século com trabalho, dedicação e compromisso com a Justiça, marcada pelo trabalho de juízes, servidores e colaboradores que se dedicaram à instituição e garantiram uma prestação jurisdicional efetiva, como demonstram os expressivos números de audiências, sentenças, decisões e despachos realizados.
“A trajetória também se fortalece pela cooperação com o Poder Executivo, o Poder Legislativo, a Ordem dos Advogados do Brasil, o Ministério Público e a Defensoria Pública, cuja atuação conjunta reafirma o Estado Democrático de Direito. Ao olhar para o futuro, com novos desafios e transformações, indicou que a Comarca reafirma sua preparação e seu compromisso permanente com a legalidade, a imparcialidade, o respeito e a proximidade com o cidadão, celebrando com orgulho o passado e esperança no caminho que ainda virá”.
Na oportunidade, a servidora Katia Fidanza Rodrigues Mancini, enfatizou que:
“A justiça é feita por pessoas. A justiça só ganha vida através das mãos, mentes e corações de indivíduos dedicados a promover a resolução de conflitos e garantir direitos. A história desta Comarca é uma narrativa viva, tecida dia a dia, por pessoas.”
Celebração
A celebração do centenário contou com uma cerimônia com hasteamento das bandeiras, feito por representantes da Polícia Militar (tenente Valterson Morais Marques), representante da polícia civil (Valter Luís Tizianel Júnior) e polícia penal (Acácio Alcântara de Melo).
A execução do Hino Nacional e Hino a Guaranésia ficou a cargo da Corporação Musical Santa Bárbara, regida pelo maestro Rodrigo Navarro Corrêa. Há cem anos, a banda se apresentou na cerimônia de inauguração, regida pelo maestro Pedro Fontoura.
Estiveram presentes na solenidade, os juízes de direito de comarcas vizinhas: Catarini Meconi da Silva, Milton Biagioni Furquim, José Eduardo Junqueira Gonçalves e promotor de justiça Cláudio Luiz Gonçalves Marins.
A mesa de honra, no evento de comemoração do centenário da Comarca de Guaranésia, contou com a participação do presidente da 176ª da subseção da OAB/MG, Donizete Delorenzo Ribeiro do Valle; do prefeito municipal, Joáo Carlos Minchillo; do senhor Lucas Martins Filho, que exerceu na comarca os cargos de comissário de menores, escrivão do crime e defensor público e do defensor público, Jovahir Marques Filho, atuando na comarca há mais de 27 anos.
Também prestigiaram o evento o delegado Valter Luís Tizianel Júnior, o vice-prefeito Antônio César da Silva, o diretor adjunto do Presídio Guaranésia/Guaxupé Acácio Alcântara de Melo, o presidente da câmara dos vereadores Paulo Luiz Ferreira, acompanhado de alguns vereadores.
O evento também contou com a presença de de vários membros da comunidade local.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial




