Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

"Cineclube TJ" recebe crianças e adolescentes acolhidos

Sessão especial do "Expresso da Infância" exibiu o filme "Turma da Mônica: Laços"


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not 1 Cineclube TJ Turma da Monica.jpg
Participaram da sessão especial do “Cineclube TJ” 56 crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Como parte da programação da Semana da Criança, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promoveu, nesta quinta-feira (16/10), uma sessão especial do projeto “Cineclube TJ”, no Auditório da Corregedoria-Geral de Justiça, no Centro de Belo Horizonte.

A sessão foi uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG, por meio do projeto “Expresso da Infância”. Todos os participantes foram recebidos com um lanche especial e muita pipoca.

Participaram 56 crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional em Betim, Matozinhos, Nova Lima e Santa Luzia, da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Sobre o filme

Para o momento, o filme escolhido foi a produção brasileira “Turma da Mônica: Laços” (2019), da Mauricio de Sousa Produções, direção de Daniel Rezende e roteiro de Thiago Dottori.

No longa, a turminha dos quadrinhos do Bairro do Limoeiro vive uma aventura para encontrar o Floquinho, o cachorro do Cebolinha, que desaparece misteriosamente. E, para encontrá-lo, Cebolinha elabora um de seus famosos “planos infalíveis”, contando com a ajuda da Mônica, do Cascão e da Magali.

Not 2 Cineclube TJ Turma da Monica.jpg
A promotora de Justiça Graciele de Rezende Almeida enfatizou o direito de crianças e adolescentes ao convívio social e à diversão por meio de brincadeiras e cultura (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Caodca) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), promotora de Justiça Graciele de Rezende Almeida, foi responsável por um bate-papo na sessão.

Ela destacou o simbolismo do momento para os espectadores, que, em sua maioria, assistiam a um filme pela 1ª vez no cinema:

“Promover uma experiência, por meio de um filme, que possa levar crianças e adolescentes a refletirem sobre temas importantes da vida, como os laços, o afeto e a amizade, é algo muito importante. Quando conseguimos trazê-los para espaços como cinema ou Rua de Lazer, estamos promovendo a convivência comunitária e também o direito à brincadeira, que se relaciona diretamente com direito à felicidade. Lembrando que são crianças e adolescentes que precisam brincar e estar no convívio social.”

A promotora Graciele de Rezende Almeida também reforçou o trabalho social desenvolvido pelo Judiciário mineiro:

“Muitas vezes, pensamos no Tribunal de Justiça e no Ministério Público como instituições sérias e formais. Mas, na verdade, estamos trabalhando para construir e aprimorar políticas públicas que sejam inclusivas, além de proporcionar espaços de convivência e de brincadeira. Porque, além de garantir direitos fundamentais como moradia, alimentação adequada, convivência familiar e comunitária, é essencial que compreendamos que a brincadeira é um direito fundamental de crianças e adolescentes.”

Not 3 Cineclube TJ Turma da Monica.jpg
As crianças e adolescentes foram recebidos com lanche e pipoca (Crédito: Gláucia Rodrigues / TJMG)

Expresso da Infância

O projeto “Expresso da Infância”, anteriormente nomeado “Expresso Coinj”, foi instituído em 2011. Seu objetivo é assegurar o acesso de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional a atividades culturais, esportivas e de lazer, segundo os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8.069/1990).

O Projeto já atendeu a mais de quatro mil crianças e adolescentes acolhidos na Capital e na Região Metropolitana, sendo reconhecido como um instrumento de valorização, integração social e reconstrução de vínculos com a comunidade.

“Cinceclube TJ”

O “Cineclube TJ” foi criado em 2003, pelo desembargador Sérgio Augusto Fortes Braga, visando incentivar magistrados, servidores e colaboradores a refletir sobre obras cinematográficas.

Em 2017, passaram a ser exibidos filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual, em sessões especiais, acompanhadas de debates. Para as sessões com essa funcionalidade, são cedidos filmes do setor de Braille da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial