
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) promoveu, nesta quinta-feira (18/9), mais uma sessão especial do projeto "Cineclube TJ", com a exibição do filme "Alice no País das Maravilhas" (1951), dos diretores Clyde Geronimi, Wilfred Jackson e Hamilton Luske. A projeção aconteceu no Auditório da Corregedoria-Geral de Justiça de Minas Gerais, no Centro de Belo Horizonte.
A sessão fez parte do projeto "Expresso da Infância", da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj) do TJMG, que visa garantir o acesso de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente a espaços culturais, esportivos e recreativos, promovendo sua inclusão social, o fortalecimento de vínculos comunitários e a ampliação de repertórios artísticos e educacionais.
Estiveram presentes 24 crianças e adolescentes provenientes de três instituições de acolhimento da Capital mineira: "Casa Esperança XI"; "Casa dos Irmãos"; e "Lar Esperança Francisca de Paula II".
Socialização
O comentário da sessão foi de Desirée Ruas, representante da Secretaria Executiva da Rede Primeira Infância – Minas Gerais (Repi-MG). Ela faz parte do Movimento BH pela Infância, que integra a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). Ela destacou que o projeto "Cineclube TJ" reforça a promoção da socialização e integração das pessoas.
"É fundamental que crianças e adolescentes participem desse Projeto, especialmente nessa fase da vida marcada por conhecimento e aprendizado. A atividade reforça o direito à cultura e ao espaço público, oferecendo a oportunidade de vivenciar a cidade de outra forma: com novos olhares, cores e perspectivas. Isso amplia o repertório das crianças com conteúdos que despertam o sonho, a imaginação e a possibilidade de construir futuros diferentes, rompendo com uma rotina muitas vezes limitada."
Sobre o filme exibido, Desirée Ruas disse que "a obra permite diferentes interpretações e convida as crianças a se colocarem no lugar das personagens, refletindo tanto sobre situações do imaginário quanto da vida real. Dessa forma, o filme abre espaço para pensarem novos cenários, novos futuros e em possibilidades além daquelas que já conhecem".

Sobre a animação
A animação da Disney "Alice no País das Maravilhas" mostra a história de uma menina curiosa que se deixa levar pela imaginação e acaba atravessando os limites da realidade. Conduzida por um enigmático coelho apressado, ela mergulha em um universo fantástico, onde nada parece seguir a lógica comum. Nesse mundo, repleto de figuras peculiares e situações inusitadas, sua jornada se transforma em uma aventura mágica, que desafia tanto a razão quanto os sentidos.
A educadora Maria Aparecida Lopes, da "Casa Esperança XI", destacou que "a participação das crianças e adolescentes no 'Cineclube' é muito importante, pois eles podem conviver com outras pessoas e saírem um pouco do ambiente do abrigo. Com isso, têm outra expectativa e outra visão de mundo".

"Expresso da Infância"
O projeto "Expresso da Infância", anteriormente nomeado "Expresso Coinj", foi instituído em 2011. Seu objetivo é assegurar o acesso de crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional a atividades culturais, esportivas e de lazer, em conformidade com as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, Lei nº 8.069/1990).
O "Expresso da Infância" já atendeu a mais de quatro mil crianças e adolescentes acolhidos na Capital e na Região Metropolitana, sendo reconhecido como um instrumento de valorização, integração social e reconstrução de vínculos com a comunidade.
Rede Primeira Infância
Criada em novembro de 2022, a Rede Primeira Infância – Minas Gerais (Repi-MG) é um foro de articulação aberto à participação de organizações e pessoas que atuam direta ou indiretamente na promoção, proteção, defesa e garantia dos direitos de crianças de até 6 anos, como etapa inicial do desenvolvimento da pessoa humana.
Já o Movimento BH pela Infância, que integra a Repi-MG, é uma iniciativa da sociedade civil de Belo Horizonte e atua na defesa e promoção dos direitos da criança e do adolescente, com foco na primeira infância. Ele participa de debates sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2800
forumbh.imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial