Sucessos de Tim Maia, Lulu Santos, Seu Jorge, Queen, Tina Turner, Eurythmics e James Brown, entre outros artistas, alegraram a sexta-feira (5/9) do público que curtiu o “Intervalo Cultural” no Edifício-Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A responsável pelo momento de descontração foi a banda Bios, formada por integrantes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG).
O nome do grupo traz as iniciais de “Bombeiro Instrumental Orquestra Show”. Os militares apresentam versões instrumentais de hits do rock, do pop e da MPB e aproveitam para levar ao público dicas preventivas. Desta vez, os conselhos foram:
- Use o cinto de segurança inclusive no banco de trás dos veículos
- Para evitar explosões, não ligue as luzes se sentir cheiro de vazamento de gás
- Ligue 193 em qualquer emergência

Prestígio
O tenente Paulo Cézar Afonso, coordenador da Bios desde 2019, disse que tem "ótimas "lembranças das apresentações do grupo no TJMG.
"É sempre um prazer voltar ao Tribunal porque sabemos que o pessoal aqui gosta muito da Bios. É maravilhoso para os músicos ver estes sorrisos. Isso nos cativa e incentiva. As apresentações sempre nos trazem fortes emoções."
A colaboradora do TJMG Isabel Pedrosa não quis perder a chance de assistir à apresentação: "Adoro o show deles, principalmente o som do saxofone, e a energia deles. Venho sempre que posso."

O garçom do TJMG Edmar de Menezes também marcou presença: "Eu costumo descansar no meu horário de almoço, mas fiz questão de prestigiar porque o som deles é sensacional."
Bios
O grupo musical, criado em 2006, conta hoje com 12 bombeiros, que tocam saxofone, clarinete, trombone, trompete, baixo, teclado, bateria e percussão. O nome adotado, além de uma sigla, faz referência à palavra grega "bios", que significa "vida". A banda se destaca pela versatilidade, ao explorar diferentes estilos musicais.
A premissa da banda é resgatar o valor da música instrumental para promover a inclusão cultural de crianças, jovens e adultos, e reforçar a mais importante missão do CBMMG, que é de salvar vidas.
"Intervalo Cultural"
Criado em 2017, o "Intervalo Cultural" é uma iniciativa do TJMG por meio da Diretoria Executiva de Comunicação (Dircom). A proposta busca inserir a arte na rotina de quem frequenta a Sede do Judiciário mineiro e aproximar a instituição da comunidade, com apresentações gratuitas de música, dança e teatro, entre outras manifestações.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial