A Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) recebeu uma homenagem especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na segunda-feira (20/10).
A solenidade, que celebrou os 70 anos de fundação da Amagis, foi realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; do 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; do ex-presidente do TJMG e ex-presidente da Amagis desembargador Nelson Missias de Morais; além de demais desembargadores e juízes, incluindo ex-presidentes da Associação.
União e comprometimento
Durante a homenagem, foi exibido um vídeo sobre a história da Amagis, desde sua fundação em 1955, e entregue placa comemorativa à presidente da Associação, juíza Rosimere das Graças do Couto, em reconhecimento aos 70 anos da entidade.
Em seu discurso de agradecimento, a juíza Rosimere das Graças do Couto destacou a trajetória da instituição e as principais conquistas e desafios.
Ela destacou sua eleição como presidente da Amagis, a primeira mulher em sete décadas:
“Celebramos uma data histórica em que a Amagis se consolidou e ganhou expressão nacional, mantendo vivas a união e a valorização da classe e a defesa de um Judiciário independente e do Estado Democrático de Direito. Esses são princípios basilares da nossa atuação. Defender uma magistratura unida e dedicada às causas da Justiça é estar em sintonia com os direitos de cidadãos e cidadãs e com as demandas de nossa sociedade.”
Para o presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite, a Amagis tem sido um pilar fundamental do Poder Judiciário em Minas, além da segunda maior associação de magistrados de toda a América Latina.
“A trajetória da Amagis é feita por nomes que honraram a toga e dignificaram o serviço público e construíram o prestígio da Justiça de Minas. E quando a Justiça se fortalece, a liberdade respira, a democracia floresce e a esperança se renova.”
A iniciativa da homenagem foi do deputado João Magalhães, que afirmou que a Amagis representa muito mais que os magistrados mineiros:
“Esta homenagem é o reconhecimento desta Casa Legislativa à trajetória de uma entidade que honra Minas com sua seriedade e contribuição constante para a construção de um Estado mais justo e equilibrado. A Amagis representa também o compromisso histórico do Poder Judiciário mineiro com a ética, a independência e o fortalecimento das instituições democráticas.”
Mesa de honra
A mesa de honra foi composta pelo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Júlio César Lorens; pelo desembargador do TJMG Alberto Diniz Júnior, representando os ex-presidentes da Amagis; pela presidente da Amagis, juíza Rosimere das Graças do Couto; pelo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho; pelo presidente da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), defensor público Rômulo Luis Veloso de Carvalho; pelo presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite; e pelo deputado João Magalhães.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial