Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

1ª Vice-Presidência amplia capacitação do eproc para as Câmaras de Direito Privado

Cerca de 400 assessores e assistentes serão treinados para operar o sistema


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not---Curso-eproc-.3.jpg
Assessores e assistentes lotados nos gabinetes das Câmaras de Direito Privado participam de curso de capacitação do sistema de processo eletrônico eproc ( Crédito : Euler Junior/TJMG )

A 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais ampliou o público da capacitação sobre o sistema de processo eletrônico eproc. Participam desta nova fase do treinamento assessores e assistentes lotados nos gabinetes das Câmaras de Direito Privado.

A extensão do curso para os novos alunos acompanha a expansão do projeto-piloto do eproc para as Varas de Direito Privado da Comarca de Belo Horizonte, programada para ocorrer a partir da próxima segunda-feira (31/3).

Nesta etapa, serão capacitadas 21 turmas. Ao todo, estão inscritos 400 assessores e assistentes. Iniciadas em 10/3, as aulas terminam no próximo dia 10. O curso tem carga horária de 20 horas, distribuídas em 5 dias.

Ministrado por consultores da 1ª Vice-Presidência, especificamente do Centro de Suporte Técnico ao Processo Judicial Eletrônico e demais Sistemas Eletrônicos de 2ª Instância (Cesupe), o treinamento apresenta as funcionalidades do eproc, por meio de exposições teóricas e práticas.

De acordo com o 1º Vice-Presidente, desembargador Marcos Lincoln dos Santos, a inclusão das Câmaras de Direito Privado visa preparar servidores e assessores para que o processo de transição ao eproc se mantenha eficiente e conforme o planejamento do Tribunal.

“O nosso objetivo é proporcionar uma adaptação tranquila e um serviço jurisdicional mais ágil e eficiente. Essa iniciativa acompanha a expansão programada do projeto-piloto e reafirma o empenho da 1ª Vice-Presidência na inovação e na qualificação contínua das equipes”, frisou.

Not---Curso-eproc-.1.jpg
Na 2ª Instância, a expansão atinge os 1º, 2º, 3º e 4º Núcleos de Justiça 4.0 ¿ Cíveis; as 9ª, 10ª, 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, 15ª, 17ª, 18ª e 20ª Câmaras Cíveis; e a 16ª e a 21ª Câmaras Cíveis Especializadas ( Crédito : Euler Junior/TJMG )

A assistente do gabinete do juiz de Segundo Grau Magid Nauef Láuar, do 4º Núcleo de Justiça 4.0 - Cível (4º Gajuc), Giovana Franco, relatou que a capacitação é fundamental para obter um panorama geral sobre a operação da ferramenta.

“Na próxima aula, teremos a prática após compreender a teoria. Desta forma, poderemos implementar os conhecimentos dentro do gabinete em que atuamos”, destacou.

Outro aluno, Matheus Menezes, lotado no gabinete da juíza convocada Maria Luisa Rangel, da 18ª Câmara Cível, acredita que a implementação do eproc contribuirá para a melhoria da produtividade no Tribunal, acompanhando o crescimento da demanda nos últimos anos. “Trata-se de um sistema complexo, mas extremamente útil, devido às diversas funcionalidades disponíveis. Por isso, o curso está sendo muito valioso”, ressaltou.

Lei mais

Sistema eproc passa por nova expansão