Divisoria_Relatorio_6meses.png
cabecalhos_relatorio_6meses_memoriajudiciario.png

Demonstrando um cuidado singular com a preservação da memória da Justiça estadual em Minas, a gestão tomou a decisão de reformar e restaurar o Palácio da Justiça Rodrigues Campos, sede histórica do Judiciário estadual mineiro, localizada no Centro da capital. A licitação para a realização das obras foi publicada no início de dezembro de 2020, e até 31 de março deste ano o anteprojeto arquitetônico deverá estar concluído, já com a aprovação dos órgãos competentes.

De acordo com o desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, superintendente adjunto da Memória do Judiciário, tão logo o desembargador Audebert Delage assumiu a Superintendência da Memória do Judiciário Mineiro (Mejud), reafirmou seu compromisso em manter a tradição de preservação e defesa do patrimônio histórico do Judiciário mineiro. “A Superintendência Adjunta se empenhou para que a realização dessas atividades acontecesse a contento, solicitando o rotineiro comprometimento e seriedade de todos da equipe”, declarou.

Memoria do Judiciario 2.jpg

Entre algumas atividades de destaque nesses seis meses, figuram a higienização e digitalização de mais de 500 processos, totalizando cerca de 22 mil páginas, que foram também disponibilizados para o público; a produção da “Cronologia das Comarcas Mineiras”; os esforços para que seja finalizada a obra “Tribunal de Justiça de Minas Gerais: Século de História”; a realização de mais de 100 pesquisas, em atendimento a demandas de pesquisadores; a participação na 14ª Primavera dos Museus e a exposição virtual sobre o inventário de dona Carlota Benedicta de Oliveira Fortes.

Além disso, o TJMG participou ativamente das comemorações em torno dos 300 anos da criação da Capitania de Minas, celebrados em 2020, uma vez que em 2 de dezembro de 1720, a então Capitania de São Paulo e Minas do Ouro era desmembrada pela Coroa Portuguesa, dando origem à Capitania de Minas Gerais. Aquele longínquo dia marcou, simbolicamente, o nascimento do estado, tornando a data um marco crucial para o povo mineiro.

“Celebrar esses três séculos de existência é rememorar a relevância de nosso território e dos extraordinários personagens que construíram nossa história, nos mais diversos campos — nas artes, nas ciências, na literatura, na política. É também enaltecer e reconhecer a contribuição de Minas para o desenvolvimento da nação brasileira”, destacou o presidente Gilson Soares Lemes, ao discursar na solenidade na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) que marcou o tricentenário.

GIFS-Memoria-do-Judiciario.gif

Foi ainda criada a medalha comemorativa dos 300 anos de criação da Comarca do Serro, também celebrados no ano passado. A comarca é a quarta mais antiga de Minas Gerais, e a 13ª a ser instalada no Brasil, em 16 de março de 1720, por meio de uma ordem régia. Receberam a honraria, em 10 de dezembro de 2020, o presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus, e o governador de Minas, Romeu Zema.

Ouça podcast com áudio do presidente Gilson Lemes sobre a reforma do Palácio da Justiça Rodrigues Campos: