

A Ejef lançou ainda duas novas publicações técnicas, no período: Redação em Gotas, com periodicidade quinzenal, que dá dicas de redação por meio de textos literários de escritores e juristas de renome, e Decidir – Pesquisa Temática, publicação trimestral, que busca promover pesquisa direcionada sobre temas relevantes definidos pelos membros da Comissão de Divulgação da Jurisprudência.
A partir de uma parceria com a Apac Feminina de Belo Horizonte, um grupo de recuperandas receberá capacitação para higienizar processos judiciais históricos, de guarda permanente, contribuindo para a execução desse delicado e importante trabalho de conservação e memória. Foi ainda lançada uma campanha interna para a edição de uma coletânea especial com histórias que tenham como tema central a adoção e as experiências positivas decorrentes desse processo.
Em relação à eliminação de processos judiciais, mesmo com a suspensão das atividades presenciais em decorrência do novo coronavírus, entre março e setembro de 2020, foram efetivamente eliminados cerca de 690 mil processos nos seis meses de gestão, número que corresponde a 57,5% da meta estipulada para o ano. Com isso, um total de aproximadamente 125 toneladas de papel foi doado à Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Belo Horizonte (Asmare) no período.
Em dezembro, o TJMG e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) firmaram acordo de cooperação para unificar os acervos das bibliotecas da Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB e da Ejef. “O objetivo é criar uma rede nacional de bibliotecas para magistrados. Novos convênios com instituições de ensino serão firmados, de forma a aumentar os títulos à disposição da magistratura brasileira”, afirmou o desembargador Caetano Levi Lopes.
Diretor-presidente da ENM, o desembargador Caetano Levi acrescenta que “a grande vantagem é que passa a haver um grande acervo à disposição dos estudantes, especialmente no que se refere ao acervo digital das instituições de ensino. Ele poderá ser consultado à distância, criando novas possibilidades, inclusive para a formatação de novos cursos, sempre com a visão de abrangência nacional”, observa.

Os seis primeiros meses da atual gestão foram muito desafiadores, pelo contexto da pandemia, mas não deixaram de ser produtivos. Os gestores tiveram que se adaptar a uma nova realidade para a condução dos trabalhos. Demandou muita criatividade e comprometimento de toda a equipe. O apoio da alta gestão foi fundamental para o sucesso das iniciativas.
Fernando Rosa de Sousa
Diretor Executivo de Gestão da Informação Documental

