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A Ejef lançou ainda duas novas publicações técnicas, no período: Redação em Gotas, com periodicidade quinzenal, que dá dicas de redação por meio de textos literários de escritores e juristas de renome, e Decidir – Pesquisa Temática, publicação trimestral, que busca promover pesquisa direcionada sobre temas relevantes definidos pelos membros da Comissão de Divulgação da Jurisprudência.

A partir de uma parceria com a Apac Feminina de Belo Horizonte, um grupo de recuperandas receberá capacitação para higienizar processos judiciais históricos, de guarda permanente, contribuindo para a execução desse delicado e importante trabalho de conservação e memória. Foi ainda lançada uma campanha interna para a edição de uma coletânea especial com histórias que tenham como tema central a adoção e as experiências positivas decorrentes desse processo.

Em relação à eliminação de processos judiciais, mesmo com a suspensão das atividades presenciais em decorrência do novo coronavírus, entre março e setembro de 2020, foram efetivamente eliminados cerca de 690 mil processos nos seis meses de gestão, número que corresponde a 57,5% da meta estipulada para o ano. Com isso, um total de aproximadamente 125 toneladas de papel foi doado à Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Belo Horizonte (Asmare) no período.

Em dezembro, o TJMG e a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) firmaram acordo de cooperação para unificar os acervos das bibliotecas da Escola Nacional da Magistratura (ENM), da AMB e da Ejef. “O objetivo é criar uma rede nacional de bibliotecas para magistrados. Novos convênios com instituições de ensino serão firmados, de forma a aumentar os títulos à disposição da magistratura brasileira”, afirmou o desembargador Caetano Levi Lopes.

Diretor-presidente da ENM, o desembargador Caetano Levi acrescenta que “a grande vantagem é que passa a haver um grande acervo à disposição dos estudantes, especialmente no que se refere ao acervo digital das instituições de ensino. Ele poderá ser consultado à distância, criando novas possibilidades, inclusive para a formatação de novos cursos, sempre com a visão de abrangência nacional”, observa.

 

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Os seis primeiros meses da atual gestão foram muito desafiadores, pelo contexto da pandemia, mas não deixaram de ser produtivos. Os gestores tiveram que se adaptar a uma nova realidade para a condução dos trabalhos. Demandou muita criatividade e comprometimento de toda a equipe. O apoio da alta gestão foi fundamental para o sucesso das iniciativas.

Fernando Rosa de Sousa
Diretor Executivo de Gestão da Informação Documental

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