Divisoria_Relatorio_6meses.png
cabecalhos_relatorio_6meses_desenvolvimentopessoas.png

“Na atualidade, as relações humanas sofrem o influxo do volume de informações, sem qualquer critério de seleção, nada obstante o acelerado processo de desenvolvimento tecnológico do conhecimento humano. A Ejef privilegia as ferramentas e metodologias disponíveis, sem olvidar do humano e da essência da educação”, ressalta o 2º vice-presidente do TJMG, desembargador Tiago Pinto.

De acordo com o superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), diante das transformações dos últimos tempos, como as provocadas pela pandemia de covid-19, a Ejef precisou renovar-se e inovar. Seu papel foi repensado, bem como suas possibilidades de contribuição neste momento de crise sanitária mundial. Foi ainda reforçado o seu protagonismo em contribuir com a efetiva realização da justiça.

“Preparar para a vida profissional, atualizar e aprofundar os conhecimentos técnicos, utilizar, à larga, as competências das ciências humanas, e dar sentido e preponderância aos fins da atividade da educação continuada é a missão da Escola Judicial”, observa o desembargador Tiago Pinto.

Dentro dessa ótica, uma das estratégias pedagógicas utilizadas para aprimorar a oferta de ações educacionais da Ejef, com o objetivo de fomentar as mudanças necessárias, foi a realização de cursos totalmente a distância, bem como de lives, de cunho multidisciplinar e com a utilização de metodologias ativas, oferecendo aos participantes as ferramentas conceituais e práticas que proporcionam capacitação em aspectos primordiais de cunho profissional, sem se descuidar da perspectiva humana.

Gif-Desenvolvimento-de-Pessoas.gif

Nesse sentido, foi oferecido ao público — magistrados, servidores, gestores, estagiários, colaboradores da Justiça — e, em muitos momentos, também à sociedade em geral, ações educacionais com temas jurídicos, administrativos e humanísticos diversos. Pessoas renomadas atuaram como expositores, entre elas o desembargador Guilherme Calmon, o senador Antônio Anastasia, a escritora Nélida Piñon, o professor Donaldo Schüler, a ativista Luiza Brunet e a empresária Luíza Helena Trajano.

Apenas no segundo semestre de 2020, foram realizadas 107 ações educacionais e 46 lives. Foram quase 49 mil inscrições em lives, mais de 25 mil matriculados em cursos diversos e um total de 15.497 pessoas do público interno capacitadas nos 180 dias da atual gestão — 1.389 magistrados e 14.108 servidores — e 2.711 pessoas do público externo alcançadas. Foram emitidos quase 67 mil certificados.

 

aspas_1topo_png.png

Se até então recebíamos grande parte do nosso público nas dependências da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, ao sermos obrigados a fechar nossas salas de aulas físicas, descortinou-se para nós, ainda com mais força, o universo da tecnologia aplicada às ações educacionais. Nesse cenário desafiador, nossa prática voltou-se definitivamente para soluções criativas e inovadoras, com ênfase na disseminação da tecnologia como ferramenta profissional e educacional. Isso foi possível porque a Ejef já vinha incorporando o mundo virtual como alternativa a seu fazer. Essa escolha nos garantiu resultados consistentes dos quais muito nos orgulhamos.

Thelma Regina Cardoso
Diretora Executiva de Desenvolvimento de Pessoas

aspas_2baixo_png.png