Apresentacao - Presidente.jfif
Desembargador Gilson Soares Lemes, Presidente do TJMG

Chegamos aos seis primeiros meses de gestão da atual Direção do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a segunda maior Corte estadual do País. O momento, que coincide com o começo do novo ano, é de travessia. É tempo de oportunidades, realizações, desafios, redefinir planos, ações e metas. Estamos gratos pelos objetivos alcançados, imbuídos de muita energia e certos de que temos muito a celebrar.

As sementes que foram plantadas começam a frutificar, com os primeiros resultados já sendo observados, em diversos campos. Com os rumos definidos e o impulsionamento das ações estratégicas, estabelecidas no Programa Justiça Eficiente (Projef), construiremos, a cada dia, um Judiciário aprimorado.

Nesses seis primeiros meses, verificamos importantes avanços na magistratura mineira. Sinto-me orgulhoso pelo empenho dos magistrados, servidores, colaboradores. Vigor, produtividade, qualidade e inovação se sobressaem. Sou grato pelo comprometimento de todos para com o Judiciário mineiro.

Em uma conversa que tive com juízes mineiros, na abertura do 29º Encontro da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais (Encor), realizado em outubro de 2020, lembrei a eles um conhecido provérbio chinês que diz: “Há três coisas que nunca voltam: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida”.

Assim, convoquei a todos para que não percamos, neste momento de adversidades que se revela também um período de oportunidades únicas, a chance de impulsionarmos a modernização do Judiciário mineiro e de acelerarmos as mudanças necessárias para que possamos, juntos, construir uma Justiça mais célere e eficaz.

Esta tem sido a resposta da gestão para o biênio 2020/2022 no cenário desafiador pelo qual passa o País e o mundo: muito trabalho, ousadia para investir em iniciativas inovadoras, coragem para tomar as decisões difíceis, total comprometimento com a missão que assumimos e diálogo com todos os setores do TJMG, dentro da visão de uma gestão participativa.

posse direcao.jpg
Posse da Direção do TJMG - biênio 2020-2022

Em tempos em que “distopia” se tornou uma palavra recorrente, meu desejo é exaltar a importância das utopias, para mover as pessoas em direção ao crescimento. A consciência da grandeza de que cada membro do TJMG jamais pode ser perdida de vista: juntos, atuamos na nobre missão de distribuir Justiça, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, condição para a paz social.

Desembargador Gilson Soares Lemes
Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais