Divisoria_Relatorio_6meses.png
cabecalhos_relatorio_6meses_comunicacaoinstitucional _1_.png

Como uma marca dos seis meses de gestão, ressalta-se ainda a comunicação direta e harmoniosa com os demais poderes, órgãos públicos e outros tribunais, bem como as diversas iniciativas da Assessoria de Comunicação (Ascom) para aproximar o Judiciário mineiro da sociedade, fazendo chegar até o público informações sobre o TJMG.

Durante o segundo semestre de 2020, foram produzidas e publicadas no Portal e na Rede TJMG em torno de 1.200 matérias. As notícias produzidas foram disparadas mais de 9.850 vezes a endereços eletrônicos de veículos e profissionais de comunicação. A equipe atendeu ainda quase 1.000 demandas de imprensa — solicitações de informações, por parte de jornalistas da mídia de Minas Gerais e de outros estados brasileiros. 

aspas_1topo_png.png

Foram realizadas, nos seis meses, 92 atividades de cerimonial sob a coordenação do Centro de Relações Públicas e Cerimonial do TJMG, dentre eventos na capital, apoio a eventos remotos, solenidades no interior do estado e acompanhamentos ao presidente e a desembargadores e receptivo a autoridades. A equipe é responsável, na maior parte dos eventos solicitados, por todas as providências para a realização, como criação do escopo do evento, contato com órgãos parceiros, reuniões de planejamento, elaboração de convite, placas, levantamento de mailing, envio de convite, pedido de reservas e materiais, testes, montagem do local, planejamento de equipe e funções, confirmação de presenças, elaboração de roteiro, pauta para locução, preparação do mestre de cerimônias, elaboração de nominatas das autoridades e execução do evento. Um trabalho que se desenvolveu sobretudo nos bastidores, mas que foi imprescindível para o sucesso das cerimônias.

Desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant
Superintendente de Cerimonial Público e de Segurança Institucional e Superintendente Adjunto da Memória do Judiciário
aspas_2baixo_png.png

O conteúdo multimídia incrementou as notícias veiculadas no Portal TJMG, como vídeos e áudios — foram 229 podcasts inseridos no período —, além de 38 álbuns no Flickr, conteúdo que o usuário pode baixar e usar livremente. Além disso, foi produzida edição especial do Plural TJMG, publicação multimídia do Tribunal mineiro, em torno do tema da violência doméstica e familiar contra a mulher.

O Justiça em Questão (JQ) produziu 30 programas de TV com 190 matérias. O JQ é atualmente veiculado na TV Justiça, Rede Minas, TV Horizonte e canais de vários municípios do interior de Minas, além de ser disponibilizado no YouTube. O canal do JQ conta com cerca de 15 mil inscritos e mais de 7,5 milhões de visualizações totais.

Foram produzidos ainda 165 vídeos institucionais, grande parte foi publicado nas contas oficiais do TJMG no Facebook e no Twitter. Nessas duas redes sociais, foram publicados 795 e 815 posts, respectivamente.

aspas_1topo_png.png

Alcançados os seis meses de gestão do Presidente Gilson Soares Lemes, os louros estão sendo colhidos com muito êxito. A missão da Superintendência de Comunicação Institucional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais continua a fazer o acompanhamento de uma comunicação pública de qualidade, acessível e com transparência, mantendo informados os magistrados, servidores e os cidadãos dos trabalhos do Judiciário mineiro. O reconhecimento da importância da atividade jurisdicional e a governança participativa adotada pelo Presidente Gilson Soares Lemes contribuem para o aprimoramento do Tribunal de Justiça. Assim, a Superintendência de Comunicação Institucional mantém uma relação de clareza e de respeito com os profissionais das áreas na cobertura da agenda do Judiciário mineiro.

Desembargador José Américo Martins da Costa
Superintendência de Comunicação Institucional

aspas_2baixo_png.png

Nesses seis meses de gestão a Ascom foi responsável pela realização de 77 campanhas e pela organização ou acompanhamento de quase 60 eventos. Foram produzidas em torno de 3.000 peças gráficas virtuais e 1.260 impressas, foram criadas 25 logomarcas, além da publicação de 59 livros, relatórios e cartilhas.

No período, o Portal TJMG teve um total de mais de 135 milhões de acessos, e a Rede TJMG, quase 13 milhões.

aspas_1topo_png.png

Fizemos contato com todos os 26 tribunais estaduais de todo o País, comunicando a criação e a designação de posse desta Superintendência, bem como nos colocando à disposição dos membros desses respectivos tribunais, objetivando a interação e a amizade entre o Judiciário mineiro e as demais cortes dos estados. Importante destacar que, tendo em vista os reflexos da pandemia provocada pela covid-19, a maioria dos tribunais de justiça teve seus serviços bastante reduzidos, o que certamente será normalizado neste novo ano, com reflexo positivo na interação desta Superintendência com todos eles.

Desembargador Pedro Aleixo Neto
Superintendente de Relacionamento com Outros Tribunais de Justiça
aspas_2baixo_png.png
aspas_1topo_png.png

A dedicação e a capacidade dos profissionais da Ascom/TJMG possibilitaram que ações de comunicação fossem realizadas em 2020, com adaptações nas rotinas de trabalho, em meio à atmosfera da pandemia de covid-19. A inquietação pela melhoria da qualidade impulsionou a busca de formas renovadas e criativas aliadas ao contexto de desafios e abertura para o novo. Nessa perspectiva a Ascom/TJMG tem o desejo, a convicção, e o compromisso de contribuir para o fortalecimento dos indicadores de qualidade do TJMG, sempre em sintonia com a ética e espírito colaborativo.

Sérgio Galdino
Assessor de Comunicação Institucional

aspas_2baixo_png.png