No TJMG, o programa foi elaborado para ser executado a longo prazo, segmentado em 8 (oito) etapas distintas:
- Projeto de Mapeamento da Competência Organizacional;
- Projeto de Mapeamento da Competência Gerencial;
- Projeto de Mapeamento das Competências de Servidores;
- Projeto de Avaliação de Desempenho Gerencial por Competências;
- Projeto de Capacitação por Competências;
- Projeto de Nova Arquitetura de Plano de Careiras por Competências,
- Projeto de Sucessão por Competências e
- Projeto de Recrutamento e Seleção por Competências.
Já haviam sido concluídas as etapas do Mapeamento da Competência Organizacional, das Competências Gerenciais, do Mapeamento das Competências dos Servidores da Secretaria do Tribunal de Justiça e da Justiça de Primeira Instância e da Avaliação Gerencial por Competências.
Em 2016, iniciou-se o projeto de Avaliação de Desempenho dos Servidores por Competências. Nessa etapa, também foi utilizada metodologia participativa, que envolveu gestores e servidores da Secretaria do Tribunal de Justiça e da Justiça de Primeira Instância, que resultou na validação do novo instrumento de avaliação de desempenho a ser utilizado (Avaliação de Desempenho por Competência de Servidores).
Para efetivação da implementação das etapas de Avaliação por Competências, será necessário o desenvolvimento de ferramenta informatizada cujo levantamento de requisitos para construção já foi iniciado.
A norma regulamentadora da Avaliação de Desempenho por Competências está sendo minutada e iniciaram-se os estudos para planejamento da formação de gestores e servidores sobre a Avaliação de Desempenho por Competências.