Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Planejamento Estratégico

O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que, a partir de decisões da Alta Administração, permite estabelecer a linha de atuação a ser seguida pela Instituição no cumprimento da estratégia.

No âmbito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG compete à SEPLAG, unidade subordinada diretamente à Presidência, a coordenação das atividades inerentes à elaboração, atualização e desdobramento do Plano Estratégico de Gestão Institucional, em conjunto as diversas áreas do Tribunal, e promoção da articulação dessas áreas, com vistas ao desenvolvimento e à avaliação sistemática do referido Plano.

Cabe ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, expedir decisão normativa em matéria administrativa de economia interna do Poder Judiciário, incluindo ato normativo que dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica, no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

O Comitê Estratégico de Gestão Institucional, por sua vez, tem como atribuição validar o Plano Estratégico de Gestão Institucional, numa perspectiva sistêmica, além de efetuar a avaliação dos resultados alcançados, considerados seus objetivos e metas, promovendo, sempre que necessário o seu aperfeiçoamento.

Já o Comitê Executivo de Gestão Institucional tem como objetivo planejar e assegurar a implantação do Plano Estratégico de Gestão, acompanhando o seu desenvolvimento e encaminhando ao Comitê Estratégico de Gestão Institucional propostas de melhorias.

 

  • Ciclo de Gestão 2021-2026

    O Planejamento Estratégico que norteará a atuação do TJMG entre 2021 e 2026 foi construído com a contribuição dos magistrados, servidores, colaboradores da justiça e da sociedade.