Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ciclo de Gestão 2015-2020

 

Topo_portal-NOVO.jpg

 

 

  • Missão, Visão e Valores do TJMG

    Como forma de nortear a atuação do TJMG e de garantir a efetiva prestação jurisdicional, estabeleceu-se a Missão, Visão e Valores, compondo a identidade organizacional, possibilitando que seus servidores, magistrados e os cidadãos saibam quais são o propósito e a razão de existência do TJMG, o futuro desejado e também os princípios que guiam o comportamento das pessoas que executam sua missão, respectivamente.

    missao_visao e valores.jpg
     

  • Acesse os atos normativos

    Resolução nº 827/2016

    Disciplina o desdobramento do Planejamento Estratégico nas Unidades Judiciárias da Justiça Comum de Primeiro Grau

    Resolução n° 823/2016

    Dispõe sobre o Planejamento e a Gestão Estratégica no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais para os anos de 2015 a 2020 e aponta como componentes básicos: Identidade Organizacional; Mapa Estratégico; Painel Estratégico; e Quadro de Iniciativas.

    Resolução nº 198/2014 CNJ

    Dispõe sobre a Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o sexênio 2015/2020

  • O Mapa Estratégico dispõe os Macrodesafios do Poder Judiciário mineiro nas perspectivas Sociedade, Processos Internos e Recursos, norteando o comportamento e o desempenho institucionais.

    Perspectiva Sociedade/Resultados:

    É como a instituição procura se relacionar com a sociedade por meio da atuação institucional, do acesso à justiça e da responsabilidade socioambiental.

    Perspectiva Processos Internos:

    Destaca os processos e procedimentos cruciais para a promoção da melhoria contínua da prestação jurisdicional, com realce para os temas relacionados à atividade fim da Instituição.

    Perspectiva Recursos:

    Situa-se na base da gestão estratégica no setor público, demonstrando que as pessoas com capacitação e motivação adequadas utilizam os recursos orçamentários para garantir o funcionamento da Instituição, como infraestrutura e governança judiciária, de modo a assegurarem a modernização e a excelência na prestação do serviço público que lhes competem.

     

    1.4 - Mapa_Estrategico_2020-04.jpg
     
     
  •  Como desdobramento do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) o TJMG elabora o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação com as ações a serem desenvolvidas para que as estratégias institucionais e nacionais do Poder Judiciário sejam alcançadas.

    Acesse o PDTIC 2018-2019.

    As ações executadas no ano de 2020 decorreram do PDTIC 2018-2019.

  • A Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais 2015-2020, referente à atualização em 2020, está assim estruturada:

     

    Desdobramento_da_estrategia_NOVO.jpg

     

    Plano Estratégico 2020 - Manual Referencial

    O Plano Estratégico é o documento que aponta o quê, a forma, o quando e quem deve atuar com o foco no alcance de metas para a materialização dos Macrodesafios estabelecidos.

    Acesse o Plano Estratégico do TJMG referente ao exercício de 2020.

    Painel Estratégico 2020

    O Painel Estratégico é o instrumento que relaciona os Macrodesafios da Instituição com os indicadores, as metas nacionais e institucionais e as iniciativas estabelecidas para o alcance dos resultados da estratégia.

    Os indicadores, por sua vez, são ferramentas de gestão que permitem avaliar se o desempenho e os resultados obtidos pela Instituição estão em conformidade com o planejado.

    Já a Meta é um estágio evolutivo a ser atingido no futuro. O Planejamento Estratégico do TJMG contempla tanto Metas Nacionais, oriundas da Estratégia Nacional do Poder Judiciário e aprovadas no Encontro Nacional do Poder Judiciário, quanto Metas Institucionais, definidas pelo próprio TJMG.

    As Iniciativas são programas, projetos e ações alinhados à estratégia da Instituição e que subsidiarão o alcance dos objetivos pretendidos.

    Acesse o Painel Estratégico de 2020.

    Agenda Setorial 2020

    A Agenda Setorial consiste num conjunto de ações específicas de cada área/setor, que, embora pontuais, que buscam aprimorar processos estruturais, administrativos e judiciais, permitindo a efetiva contribuição da área para o alcance da estratégia.

    Acesse a Agenda Setorial 2020.

    Resultados 2020

  • A Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais 2015-2020, referente à atualização em 2019, está assim estruturada:

    desdobramento-estrategia-2019 _2_.jpg

     

     

     

    Acesse o Desdobramento da Estratégia.

     

     

     

    Plano Estratégico 2019 - Manual Referencial

    O Plano Estratégico é o documento que aponta o quê, a forma, o quando e quem deve atuar com o foco no alcance de metas para a materialização dos Macrodesafios estabelecidos.

    Acesse o Plano Estratégico do TJMG referente ao exercício de 2019.

    Caderno de compromissos 2019

    O Caderno de Compromissos é o documento que consolida a estratégia do TJMG, apresentando de forma clara e sintética os Indicadores, as metas e as Iniciativas assumidos em 2019 para o alcance de sua Missão.

    Acesse o Caderno de Compromissos referente ao exercício de 2019.

    Painel Estratégico 2019

    O Painel Estratégico é o instrumento que relaciona os Macrodesafios da Instituição com os indicadores, as metas nacionais e institucionais e as iniciativas estabelecidas para o alcance dos resultados da estratégia.

    As Metas Nacionais são formadas pelas Metas de Medição Continuada (MMC) e pelas Metas de Medição Periódica (MMP), aplicáveis aos órgãos do Poder Judiciário e acompanhadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante o período de vigência da Estratégia Nacional. Tais metas são definidas anualmente nos Encontros Nacionais do Poder Judiciário.

    Para além das metas nacionais, o TJMG se compromete a atingir Metas Institucionais, visando potencializar o alcance dos resultados almejados.

    Acesse o Painel Estratégico de 2019.

    Agenda Setorial 2019

    A Agenda Setorial consiste num conjunto de ações concretas, específicas de cada área/setor, que, embora pontuais, buscam aprimorar processos estruturais, administrativos e judiciais, permitindo a efetiva contribuição da área para o alcance da estratégia do TJMG.

    Acesse a Agenda Setorial 2019.

    Resultados 2019