Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Minas solucionou mais casos do que os que entraram

Índice de Atendimento à Demanda apresenta tendência de crescimento


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia1-reuniao-presidencia-justi_a-em-numeros.jpg
Membros da direção e servidores do TJMG discutem o planejamento estratégico, fundamental para os bons índices alcançados pelo Judiciário mineiro no relatório

O TJMG superou o patamar mínimo desejável de 100% e atingiu um Índice de Atendimento à Demanda (IAD) de 110,6% em 2018. Ou seja, solucionou 10,6% a mais do que o montante de novos casos que entraram no ano, o que implicou redução do acervo.

Importante indicador de desempenho do Judiciário, o IAD reflete a capacidade das Cortes em dar vazão ao volume de casos ingressados. O índice mede a relação entre o número de processos baixados e o número de casos novos apresentados no mesmo período, medidos separadamente no primeiro e no segundo graus.

Esse e outros dados sobre o Poder Judiciário nacional integram o “Justiça em Números 2019”, relatório estatístico produzido anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa é a 15ª edição do anuário.

O IAD apresentado pelo Judiciário mineiro é o segundo melhor dos últimos dez anos, quando se iniciou a série histórica — apenas em 2010 o percentual foi maior, e o número de processos que ingressaram na Justiça, naquele ano, tinha sido mais baixo.

A tendência de crescimento do índice de atendimento à demanda, no TJMG, iniciou-se a partir de 2012, quando o IAD do Tribunal mineiro foi de 87% — mesmo número apresentado em 2011. Em 2017, o número foi 103%, já indicando redução do estoque de processos.

noticia-joao-victor-rezende.jpg
“O Planejamento Estratégico é fruto de reflexões que envolvem todos os setores do TJMG", destaca o secretário de planejamento doa Casa, João Victor Rezende

Planejamento Estratégico

A evolução no IAD do Tribunal mineiro reflete, entre outros aspectos, os resultados do Planejamento Estratégico do TJMG, que anualmente é atualizado e alinhado às metas nacionais definidas para o Poder Judiciário para cada ano.

“O Planejamento Estratégico é fruto de reflexões que envolvem todos os setores do Tribunal mineiro, traçando o norte a ser seguido pelos magistrados e servidores da Casa para que o TJMG alcance sua visão de futuro e cumpra sua missão institucional”, observa o responsável pela Secretaria Executiva de Planejamento e Qualidade na Gestão Institucional (Seplag) do Tribunal mineiro, João Victor Rezende.

O secretário de planejamento explica que um dos principais instrumentos do plano é o mapa estratégico, onde são indicadas todas as metas do CNJ e do TJMG para aquele ano. “O mapa estratégico traz ainda as iniciativas estratégicas definidas para se alcançar cada meta e os gestores responsáveis por elas”, explica.

O Planejamento Estratégico do TJMG é acompanhado e avaliado pelo Comitê Estratégico de Gestão Institucional, que realiza reuniões periódicas para promover ajustes e outras medidas necessárias à melhoria do desempenho institucional do Judiciário mineiro.

Confira outras matérias sobre dados do TJMG no “Justiça em Números 2019”.

Justiça em Números mostra avanços do TJMG

Judiciário mineiro é líder em conciliação no País

TJMG se aproxima do sonho de uma Justiça sem papel

TJMG atinge marca histórica em produtividade

Justiça de Minas tem a menor despesa por habitante

TJMG ocupa posição de liderança em desempenho

Cada magistrado do TJMG baixou 7,5 processos por dia em 2018

Juizados Especiais de Minas se destacam na conciliação

Novos juízes contribuem para prestação jurisdicional

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial